AFETOS EM TEMPOS DE PANDEMIA - TRISTEZA, APREENSÃO, MEDO, ANSIEDADE E NEGAÇÃO

CURSO REALIZADO ONLINE VIA ZOOM


André Martins

De 10 a 24 de june - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 3 encontros

É, em algum sentido, inevitável sentirmos algum tipo de tristeza nesses tempos de pandemia e de confinamento. Em muitas pessoas o agravamento da ansiedade e de outros medos, ou ao menos a apreensão, vem sendo recorrentes. Será que os graves quadros que vemos em países europeus e que já chegaram ao Brasil atingirá pessoas próximas? O medo de se contaminar, de contagiar, de apresentar um estado grave da doença, de não vencer o vírus, vem tomando conta de muitos de nós. Estamos apreensivos quanto ao risco real de tantas coisas más acontecerem, como por exemplo, a de uma crise econômica que já chegou para muitos e certamente chegará para todos. Muitos escapam a esses afetos pela via da negação – dos riscos, da gravidade, do real. Mas como aceitar o real, e ao mesmo tempo serenar em meio a tamanha crise?

Nesse curso, com a ajuda de Baruch Spinoza (1632-1677), Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Donald W. Winnicott (1896- 1971), propomos uma reflexão terapêutica sobre nossos afetos diante desse gigante desafio atual.

>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 180.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 10 JUN | REFLEXÕES SOBRE O QUADRO ATUAL E NOSSOS AFETOS


  • 17 JUN | FORMAS DO NEGACIONISMO X ACEITAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO REAL


  • 24 JUN | REFLEXÕES SOBRE COMO SERENAR


ministrado por


  • André Martins

    Filósofo e psicanalista, professor do Departamento de Filosofia da UFRJ, onde é membro do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (NUBEA) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF). Doutor em Filosofia pela Université de Nice (França)e em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, com pós-doutorado sênior em Filosofia pela Université de Provence (França). Autor de Pulsão de morte? Por uma clínica psicanalítica da potência e de mais de 70 artigos publicados no Brasil, na França, na Alemanha, em Portugal, na Hungria, nos EUA e na Bélgica. Editor da Revista Trágica de Estudos de Filosofia da Imanência (SPIN-PPGF-IFCS-UFRJ). ​Possui um canal no YouTube com videos relacionadoa à filosofia e psicanálise.

INSCREVA-SE AQUI