ÁFRICA, UMA INTRODUÇÃO

CURSO REALIZADO PARCIALMENTE ONLINE


Ynaê Lopes Dos Santos

11 de march e 15 de april - Wednesdays - das 19h às 21h - 2 encontros

CONCLUÍDO

Durante muitos anos, o continente africano foi considerado desprovido de história. Essa premissa diz muito mais sobre uma falta de conhecimento geral sobre a África do que sobre as narrativas africanas propriamente ditas. A África é diversa e repleta de histórias complexas e instigantes, e muitas delas estão diretamente relacionadas às do Brasil, um dos países com a maior população afrodescendente de todo o mundo.

O objetivo destes dois encontros é o de oferecer uma introdução aos estudos das Histórias da África, desconstruindo estereótipos e colocando luz sobre a parte mais sangrenta da nossa trajetória enquanto país: a escravidão.

>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 MAR | CONCEITO DE HISTÓRIA TRADICIONAL AFRICANA

    Essa aula visa desconstruir parte dos estereótipos que estão relacionados às pequenas e às microsociedades e compreender com mais profundidade as dinâmicas que marcaram a vida de muitas comunidades africanas.


  • 15 ABR | REINOS E IMPÉRIOS NA HISTÓRIA AFRICANA

    Essa aula aborda o período conhecido como Idade Moderna, dando especial ênfase àqueles que se articularam ao tráfico de africanos escravizados para as Américas.

    >>> Esta aula será relizada online no site Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dica da casa aula o código e a senha de acesso à sala virtual.


ministrado por


  • Ynaê Lopes Dos Santos

    Professora do Departamento de História da UFF. Doutora e mestre em História Social pela USP e bacharel e licenciada em História pela pela mesma instituição, com pós-doutorado pela FGV. Foi professora da Escola de Ciências Sociais da FGV. É autora dos livros Além da Senzala. Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850), História da África e do Brasil Afrodescendente e Licenciatura em História da África.