ARTE E CULTURA DO JAPÃO


Hélio Márcio Dias Ferreira

De 28 de january a 25 de february - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 5 encontros

CONCLUÍDO

Na primavera oriental do ano de 2018 foi realizada uma bela viagem pelo Japão, com visitas as suas principais cidades, palácios, coleções de arte. Tudo durante o período da Hanami (como os japoneses chamam a época da floração das cerejeiras, que é celebrada com grande festa por todo o arquipélago). Esse curso pretende oferecer um panorama expressivo da produção cultural e artística japonesa por meio de um farto material audiovisual. Será apresentado o Japão dos imperadores, do shogunato e dos samurais. O seu grande legado histórico e a abertura para o mundo moderno no final do período Edo e um país que se transforma a cada dia.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 28 JAN | INTRODUÇĀO À CULTURA JAPONESA E UMA VIAGEM PARA TOKYO

    Faremos uma tomada geral sobre a história e cultura japonesas. Veremos os encantos da capital Tokyo, antiga Edo, o templo budista Asakusa Kannon e o Santuário shintoísta Meiji, dedicado ao imperador e responsável pela dissolução do sistema de Shogunato e da abertura política, econômica e industrial do país no século XIX. Faremos também uma retrospectiva da artista Yayoi Kusama e apresentaremos as principais peças do Museu Nacional do Parque Ueno.


  • 04 FEV | O MONTE FUJI E UMA EXPERIÊNCIA EM HAKONE

    Faremos um passeio virtual pelo Lago Ashi, onde teremos uma bela vista do Monte Fuji. Veremos o Hakone Open Air Museum, composto por um pavilhão e 70.000 m2 de jardins com cerca de 120 esculturas modernas e contemporâneas ao ar livre.


  • 11 FEV | NAOSHIMA E AS CONSTRUÇÕES DE TADAO ANDO

    Na ilha de Naoshima veremos os curiosos prédios criados pelo arquiteto Tadao Ando e peças de artistas como o coreano Lee Ufan. Também passearemos por uma bela coleção de ninfeias de Monet, no Museu Chichu, onde estão expostas obras de minimalistas como Walter de Maria e James Turrell.


  • 18 FEV | HIROSHIMA, A ILHA DE MIYAJIMA E A VIAGEM PARA NARA

    Em Hiroshima veremos cenas do Parque da Paz, seus monumentos memoriais e o Museu da Bomba Atômica. Na Ilha de Miyajima, visitaremos o grandioso Santuário de Itsukushima, com o seu famoso Torii (um portal que parece estar flutuando na água). Em Nara conheceremos o Santuário Kasuga-taisha e suas centenas de lanternas, bem como imponente Templo Budista Todai-ji.


  • 25 FEV | KYOTO: SEUS TEMPLOS, SANTUÁRIOS E PALÁCIOS

    Veremos na antiga capital do Japão o impressionante Pavilhão Dourado - Kinkaku-ji; o grandioso Templo Budista Kiyomizu-Dera; monumentos religiosos, como o Santuário Fushimi Inari-taisha, importante centro xintoísta e famoso por seus milhares de toriis vermelhos; e o palácio Nijo. Partiparemos, virtualmente, de uma cerimônia do Chá, elaborada no templo de Kodai-ji, construído em 1605.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio. Mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne (França). É autor de Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto, entre outros livros de arte.