FILOSOFIA COMO MANEIRA DE VIVER

AS ESCOLAS SOCRÁTICAS 


Marcus Reis Pinheiro

De 16 de march a 06 de april - Tuesdays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

O objetivo deste curso é apresentar Sócrates e algumas escolas filosóficas que surgiram logo após a sua morte, como o Cinismo, o Estoicismo e o Epicurismo. Pode-se dizer que praticamente todas as escolas logo depois de Sócrates procuraram seguir com as suas ideias. Tais escolas tinham perspectivas filosóficas bastante antagônicas e formaram o campo de discussão filosófica por quase 700 anos de nossa história, até a vinda do cristianismo, que por sua vez as reinterpreta. A partir do imperativo “Conhece-te a ti mesmo” e da necessidade de a filosofia transformar a vida daqueles que filosofavam, podemos dizer que todas essas escolas têm em comum a proposta de uma arte de viver. Assim, discutiremos essas escolas apresentando suas diferentes concepções de mundo e suas consequentes formas de vida.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 18, 25 DE MARÇO, 01 E 08 DE ABRIL, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 320.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 16 MAR | SÓCRATES E O “CONHECE-TE A TI MESMO”

    A radical personalidade de Sócrates e sua filosofia como um modo de vida. “Só sei que nada sei” e a tarefa de Sócrates de refutar a pretensa sabedoria daqueles que não filosofam. Os Cínicos e as escolas do helenismo.


  • 23 MAR | OS CÍNICOS E O RETORNO À NATUREZA: OS FILÓSOFOS CÃES

    A escola cínica de filosofia e as críticas aos valores artificiais da sociedade. O retorno à natureza e à vida simples do cão. Seu antagonismo com Alexandre, o Grande.


  • 30 MAR | OS ESTÓICOS E A TOTAL DETERMINAÇÃO DOS FATOS

    A lei da causalidade universal coloca todos os fatos encadeados necessariamente. Os grandes ciclos cósmicos e a natureza de deus como um fogo imanente. A questão da liberdade frente ao destino.


  • 06 ABR | OS EPICURISTAS, OS ÁTOMOS, O VAZIO E O PRAZER

    Tudo é composto de átomos e vazio. Radical negação do transcendente e o prazer como o Sumo Bem. Os quatro remédios contra o medo e a felicidade como tranqüilidade da alma.


ministrado por


  • Marcus Reis Pinheiro

    Professor do Departamento de Filosofia da UFF. Doutor e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela UFRJ. Publicou artigos sobre filosofia e mitologia gregas, revisou a tradução da Ilíada, de Homero, e coorganizou o livro Mística e filosofia.

INSCREVA-SE AQUI