AS LEIS DA MODA: DE LUÍS XIV A LOUBOUTIN


Bruna Rego Lins, Paula Acioli

12 e 19 de setembro - Quintas-feiras - das 20h às 22h - 2 encontros

Reprodução
CONCLUÍDO

Desde que surgiu como fenômeno social amplo, a moda está sujeita ao julgamento histórico. Ela foi durante séculos um importante instrumento de dominação e poder, legitimado por rigorosas leis que, vigentes até o final do século XVIII, estabeleceram as regras do vestir nas monarquias europeias. Ferramenta de distinção social, a moda foi desenhando sua trajetória através da história e chegou à atualidade com características totalmente diversas das predominantes no passado. A proposta do curso é estudar as ferramentas de legitimação da moda, desde as “leis sumptuárias” do século XIV até os dias atuais, ultrapassada a primeira década do século XXI, quando as “leis de mercado” é que regem a sociedade de consumo. Serão abordadas também questões éticas, direito de autor e formas de proteção na criação de moda hoje.

ÁREA DO ALUNO
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aulas


  • 12 SET | AS LEIS DA MODA ATRAVÉS DA HISTÓRIA com Paula Acioli
    Como a moda se tornou importante ferramenta de dominação e a história legitimou seu poder através de rigorosas leis que regulamentaram o vestir por séculos. As “leis sumptuárias” (exemplos nas monarquias europeias). A Revolução Industrial e a mudança de cenário no consumo. O surgimento da alta-costura e suas características marcantes. Prêt-à-porter e fast fashion.


  • 19 SET | AS LEIS DA MODA NO SÉCULO XXI com BRUNA REGO LINS
    Inspiração e imitação em criação de moda. Direito e moda no mundo contemporâneo. Casos e curiosidades. Os contratos no mundo da moda. Uso de imagem, cessão de direitos autorais patrimoniais e licença de uso de marca. As armadilhas e perigos de um contrato inadequado. Direito e moda no Brasil: um breve panorama da situação e as perspectivas no mercado.


ministrado por


  • Bruna Rego Lins

    Mestre em Propriedade Industrial pela George Washington University com pós-graduação em Direito de Propriedade Intelectual pela PUC-Rio. Sócia do Montaury Pimenta, Machado e Vieira de Mello, escritório de advocacia. Integrante do grupo Fashion Law,  especializado em análise de cases envolvendo ações de direito na moda e direito de propriedade intelectual e de imagem.

  • Paula Acioli

    Mestre em Moda, Cultura e Artes pelo Senac São Paulo; bacharel em Design e Comunicação Visual pela UFRJ e especialista em Moda pelo London College of Fashion. Idealizadora e coordenadora acadêmica do curso de Gestão Estratégica em Negócios de Moda da FGV. Autora dos livros 30 estilistas: a moda do Rio; A seda e a chita e A menina que conversava com as roupas. Autora convidada dos livros Moda, luxo e direito e 46 livros de moda que você não pode deixar de ler.