BAUHAUS E O DESIGN MODERNO

100 ANOS DA ESCOLA QUE REVOLUCIONOU AS RELAÇÕES ENTRE ARTE E INDÚSTRIA


Ana Mannarino

01 e 08 de august - Thursdays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Escola pioneira do design moderno, a Bauhaus deixou marcas que persistem até hoje, 100 anos após sua fundação. Sua influência pode ser encontrada não apenas nos objetos cotidianos e na arquitetura, mas também nas artes e no ensino de artes e design mundo afora. Após os horrores da Primeira Guerra Mundial, a escola surgiu na Alemanha como iniciativa de Walter Gropius, que acreditava nos avanços da indústria e da tecnologia para transformar o mundo para melhor, e não para destruí-lo, combinando razão e utopia, expressão e método, arte e indústria.

A escola teve três importantes fases, com diferentes diretores e sedes, e muitos professores influentes, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, Joseph Albers, Mis Van der Rohe. Em comum, havia a crença utópica na educação em vários sentidos: na formação de agentes capazes de difundir o método de criação, multiplicando a sua ação; e no potencial educador da arte e da forma que, disseminada em massa pelos objetos e ambientes, seria capaz de transformar o próprio homem e, assim, o mundo.

Este curso tem o objetivo de apresentar a história dessa escola multidisciplinar e sua produção, que engloba objetos, edifícios, produtos têxteis, figurinos, espetáculos teatrais, fotografias e peças gráficas.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 01 AGO | OS ANTECEDENTES DA BAUHAUS E OS PRIMEIROS ANOS EM WEIMAR


  • 08 AGO | A BAUHAUS EM DESSAU, SEU FECHAMENTO EM BERLIM E A DIFUSÃO DE SEU IDEÁRIO


ministrado por


  • Ana Mannarino

    Professora do Departamento de História e Teoria da Arte e coordenadora do Curso de História da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ. É graduada em Desenho Industrial pela Esdi-Uerj, doutora em Artes Visuais pelo PPGAV da UFRJ com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (França) e mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Possui especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio.