BIOPOLÍTICA DIGITAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE FOUCAULT E BYUNG-CHUL HAN

PALESTRA REALIZADA ONLINE E ONLINE


Leandro Chevitarese

14 de july - Tuesday - das 19h às 20h30

Em 1979, no resumo de seu curso ministrado no Collège de France (Paris, França) intitulado O Nascimento da Biopolítica, Michel Foucault afirma que “o tema escolhido era portanto a “biopolítica”. O filósofoeu entendia este conceito como "a maneira como se procurou, desde o século XVIII, racionalizar os problemas postos a prática governamental pelos fenômenos próprios de um conjunto de viventes constituídos em população: saúde, higiene, natalidade, longevidade, raças (...)", sbendo que do lugar crescente que esses problemas ocuparam desde o século XIX e que "desafios políticos e econômicos eles vêm constituindo até hoje”.

No atual cenário da pandemia mundial, o filósofo coreano-alemão Byung-Chul Han afirmou em uma entrevista que “com a pandemia, estamos caminhando para um regime de vigilância biopolítica. Não apenas nossas comunicações, mas também nosso corpo, nosso estado de saúde se tornam objetos de vigilância digital (...). O choque pandêmico fará com que a biopolítica digital se consolide em todo o mundo, que com seu sistema de controle e vigilância dominará nosso corpo, dará origem a uma sociedade disciplinar biopolítica na qual nosso estado de saúde também será constantemente monitorado. O Ocidente será forçado a abandonar seus princípios liberais. E há a ameaça de uma sociedade em quarentena biopolítica no Ocidente, na qual nossa liberdade seria permanentemente limitada”.

Como compreender o atual cenário de vigilância biopolítica e suas implicações existenciais, psicossociais e políticas? Que alternativas ou possibilidades de enfrentamento se fazem presentes? Esta palestra pretende recuperar a compreensão foucaultiana de “Biopolítica” e considerar análises desenvolvidas acerca do cenário contemporâneo, a partir das contribuições de Byung-Chul Han.

>>> Esta palestra faz parte da programação online e ao vivo da CASA DO SABER RIO. Os inscritos receberão por e-mail no dia da aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 80.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Leandro Chevitarese

    Professor do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Especialização em Filosofia Contemporânea da PUC-Rio. Doutor em Filosofia também pela PUC-Rio.

INSCREVA-SE AQUI