CAÇA ÀS BRUXAS: A SABEDORIA SILENCIADA

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY


Julia Myara

25 de august e 01 de september - Tuesdays - das 17h às 18h30 - 2 encontros

Ao longo da história humana, as mulheres, de uma maneira ou de outra, estiveram intimamente vinculadas às atividades de cuidado e da manutenção do vínculo com a natureza. Célebres mulheres, ninfas, fadas e deusas protagonizaram o imaginário popular como símbolo de conhecimento natural, da cura, da magia e também pela prática de feitiços que aliviavam as dores e traziam tranquilidade. As velhas sábias, que contaram muitos anos de vida e mantinham um vínculo próximo com as medicinas das florestas, as famosas bruxas, se tornaram com o tempo figuras temíveis, assustadoras e ameaçadoras. Como a sabedoria natural das mulheres e sua proximidade com a natureza foram associadas ao mal? Como as mulheres sábias se tornaram terríveis feiticeiras? Como a relação estreita com a natureza se tornou sinônimo de bruxaria?

Ao longo de dois encontros veremos como as mulheres, protagonistas desde a antiguidade dos saberes naturais e das práticas de cura, foram tratadas como malignas, bruxas e feiticeiras, tendo sido caçadas pelo violento tribunal na Inquisição no fim da Idade Média.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 28 DE AGOSTO E 04 DE SETEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 160.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 25 AGO | AS ANTIGAS BRUXAS E O PRESTÍGIO DA SABEDORIA FEMININA

    Deusas bruxas, suas sacerdotisas e os contos de fadas.


  • 01 SET | BRUXAS NO IMAGINÁRIO MEDIEVAL E A CAÇA ÀS BRUXAS

    Tentaram nos queimar mas não conseguiram!


ministrado por


  • Julia Myara

    Doutoranda em História da Filosofia Antiga na PUC-Rio. É mestre em Filosofia Antiga pela mesma instituição e bacharel em Filosofia pela Unirio. Integrante e cofundadora do IPIA Comunidade de Pensamento. Atualmente, realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas, tais como Helena, Medeia e Antígona.

INSCREVA-SE AQUI