CINECLUBE

PRIMEIRA EDIÇÃO


Filippo Pitanga

De 28 de january a 25 de march - Mondays - das 15h às 19h - 3 encontros

CONCLUÍDO

O cineclube da CASA DO SABER RIO oferece aos interessados a oportunidade de assistirem a filmes clássicos e contemporâneos seguidos por debates conduzidos pelo curador e crítico de cinema Filippo Pitanga.

Nessa primeira edição, teremos como tema Os mestres dos mestres: como o cinema nos ensinou a sonhar. Apresentaremos três cineastas basilares e como se dá a influência entre eles, a comunicação de suas linguagens e o uso da fantasia e da magia do cinema como interpretações que vão da psicanálise à filosofia.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 28 JAN | O SÉTIMO SELO, DE INGMAR BERGMAN  

    O encontro da família, do amor e da morte na Europa medieval, e como a suspensão da realidade nos ajuda a comunicar com um dos períodos mais definidores da História humana e do conceito de pecado, culpa e solidariedade.


  • 25 FEV | O DORMINHOCO, DE WOODY ALLEN  

    Única ficção-científica futurista assumida de Woody Allen, uma leitura de um salto no futuro pode nos dizer muito sobre o passado e a reprodução do comportamento humano como afirmação dupla de ser humano. Como a vida se renova e recicla ideias através dos séculos.


  • 25 MAR | OITO E MEIO, DE FEDERICO FELLINI  

    O estudo do sonho e do delírio como recriação da realidade, numa suspensão do tempo e do espaço recriados a partir da vida e da morte e do poder da psiquê e da alma. Como o voltar a ser criança é intrínseco a nos encontrar.


ministrado por


  • Filippo Pitanga

    Jornalista, advogado, crítico, curador e professor pós-graduado em cinema. É membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e do podcast Cinema em Série. Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), curador do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (FICA.VC) e dos cineclubes do Estação Net. É membro da diretoria do Rock Horror In Rio International Film Festival e editor-chefe do Almanaque Virtual. Atualmente colabora com a coluna Justificando na revista CartaCapital.