CINECLUBE

PRIMEIRA EDIÇÃO


Filippo Pitanga

De 28 de january a 25 de march - Mondays - das 15h às 19h - 3 encontros

CONCLUÍDO

O cineclube da CASA DO SABER RIO oferece aos interessados a oportunidade de assistirem a filmes clássicos e contemporâneos seguidos por debates conduzidos pelo curador e crítico de cinema Filippo Pitanga.

Nessa primeira edição, teremos como tema Os mestres dos mestres: como o cinema nos ensinou a sonhar. Apresentaremos três cineastas basilares e como se dá a influência entre eles, a comunicação de suas linguagens e o uso da fantasia e da magia do cinema como interpretações que vão da psicanálise à filosofia.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 28 JAN | O SÉTIMO SELO, DE INGMAR BERGMAN  

    O encontro da família, do amor e da morte na Europa medieval, e como a suspensão da realidade nos ajuda a comunicar com um dos períodos mais definidores da História humana e do conceito de pecado, culpa e solidariedade.


  • 25 FEV | O DORMINHOCO, DE WOODY ALLEN  

    Única ficção-científica futurista assumida de Woody Allen, uma leitura de um salto no futuro pode nos dizer muito sobre o passado e a reprodução do comportamento humano como afirmação dupla de ser humano. Como a vida se renova e recicla ideias através dos séculos.


  • 25 MAR | OITO E MEIO, DE FEDERICO FELLINI  

    O estudo do sonho e do delírio como recriação da realidade, numa suspensão do tempo e do espaço recriados a partir da vida e da morte e do poder da psiquê e da alma. Como o voltar a ser criança é intrínseco a nos encontrar.


ministrado por


  • Filippo Pitanga

    Jornalista, advogado, crítico, curador e professor de cinema. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC). Curador do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (FICA.VC). Curador de Cineclubes no Estação Net de Cinema. Editor-chefe do Almanaque Virtual. Colaborador da Justificando da revista Carta Capital.