CLARICE, FILÓSOFA


Rafael Haddock-Lobo

21 e 28 de may - Tuesdays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Clarice Lispector (1920-1977) é uma das autoras mais lidas e comentadas em nosso país. No entanto, muito pouco tem sido explorado no que diz respeito ao aspecto filosófico de seus escritos. O objetivo desse curso é apresentar, em linhas gerais, o que poderia ser chamado de "filosofia clariceana", transitando por passagens de suas grandes obras, como Paixão segundo GH, Água viva, Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, A hora da estrela, e também por contos e outros textos. As aulas também pretendem mostrar como o pensamento “clariceano” se insere em um panorama filosófico contemporâneo, classificando a autora como uma grande filósofa de seu tempo, ao lado de Husserl (1859-1938), Heidegger (1889-1976), Sartre (1905-1980), entre outros.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 21 MAI | A "FILOSOFIA TEÓRICA" DE CLARICE

    A questão do ser e o problema do tempo como temas fundamentais na reflexão teórica clariceana. Clarice entre a Fenomenologia e o Existencialismo: o que é um instante? Como saber o que sou? O que é existir e qual a angústia que essa pergunta traz? O instante-já. A epifania estrutural no modo de ser singular.


  • 28 MAI | A "FILOSOFIA PRÁTICA" DE CLARICE

    A questão do outro e o problema do espaço como temas fundamentais na reflexão prática clariceana. Clarice entre o humanismo judaico e as éticas contemporâneas: a constituição do “eu” a partir do “outro”. A linguagem como relação. A relação entre “Ser” e o espaço que o circunda. A abertura à questão social.


ministrado por


  • Rafael Haddock-Lobo

    Professor do Departamento de Filosofia da UFRJ. Pós-doutor pela USP, doutor e mestre em Filosofia pela PUC-Rio e graduado em Filosofia pela UFRJ.