CLUBE DE LEITURA


Beatriz Malcher

De 25 de janeiro a 29 de março - Sextas-feiras - das 17h às 19h - 3 encontros

O Clube de Leitura da CASA DO SABER RIO visa estimular a leitura e a releitura de clássicos da literatura universal e a troca de ideias entre os participantes, de modo a colocar em contato pontos de vista distintos e eventualmente complementares sobre uma mesma obra. Os encontros mensais são coordenados por Beatriz Malcher, que, além de sistematizar o programa de leitura e de auxiliar na articulação dos debates, apresenta nas reuniões uma contextualização histórica, literária e artística do livro e de seu autor, estabelecendo conexões entre os diferentes textos analisados.

-> Recomenda-se aos inscritos a leitura prévia das obras que serão trabalhadas nos encontros.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 300,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 25 JAN | CEM ANOS DE SOLIDÃO, DE GABRIEL GARCÍA MARQUEZ  

    A história da família Buendia-Iguarán e de sua Macondo, apesar de ser atravessada por um caráter fantástico, é até hoje considerada um dos mais fidedignos retratos da realidade política, social e econômica latino-americana. Considerada a obra prima do Nobel da Literatura Gabriel García Márquez, mais de cinquenta anos após a sua primeira publicação, na efervescente década de 1960, continua comprovando sua atualidade e relevância. Um texto incontornável.


  • 22 FEV | ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, DE JOSÉ SARAMAGO  

    Uma alegoria da vida moderna, por muitos considerado fantástico, Ensaio sobre a cegueira é na verdade um retrato desencantado dos efeitos da desumanização que leva à instauração dos Estados de exceção. Inspirando-se nas experiências-limites que o século XX proporcionou via uma tensão dialética entre o progresso técnico, urbano e científico, e as piores formas de regressão e barbárie, o texto de Saramago não demonstra a sua importância apenas por conta de seu valor estético, mas por ser, ainda hoje, um alerta a respeito da fragilidade de nossas instituições, valores morais e democracias.


  • 29 MAR | ESAÚ E JACÓ, DE MACHADO DE ASSIS  

    Sucesso absoluto nos encontros anteriores de nosso Clube de Leitura, Machado de Assis volta a compor nossos debates, agora com Esaú e Jacó. Escrito no período considerado o apogeu do autor, seu penúltimo livro é de grande importância não apenas para compreender sua obra e suas influências sobre outros autores nacionais, mas também para entender a força de seu texto para a interpretação do Brasil. Os gêmeos Pedro e Paulo, protagonistas do romance, funcionam como uma alegoria da modernização conservadora em curso então. Diferentes em tudo e, concomitantemente, iguais, a ambígua relação entre os irmãos escancara a desfaçatez das classes dominantes frente os conflitos sociais e políticos do país, marcando a sua atualidade.


ministrado por


  • Beatriz Malcher

    Pesquisadora do CNPq e doutoranda em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela UFRJ. Mestre em Comunicação e Cultura e bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição. Fez ainda extensões acadêmicas, como “Nietzsche e o pensamento trágico” e “Design da estrutura da narrativa cinematográfica”, na PUC-Rio, universidade na qual cursa, atualmente, a licenciatura em Português e Literatura. É técnica em Fotografia pelo Senac-RJ.

INSCREVA-SE AQUI