COISA DE MENINA? UMA CONVERSA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE, MATERNIDADE E FEMINISMO


Contardo Calligaris, Maria Homem

22 de november - Friday - das 19h30 às 21h

ESGOTADO

“Afinal, o que quer uma mulher?”. A famosa pergunta de Sigmund Freud (1856-1939) ecoou ao longo do século XX, quando diversas ciências buscavam desbravar o enigma da mulher, considerada o “continente negro da psicanálise”. Essa é uma questão que ainda faz sentido hoje em dia? Afinal, ao enigma do feminino, podemos contrapor o do desejo: de homens, mulheres, lésbicas, gays, transgêneros, neutros e todo o vasto espectro da sexualidade humana. O que é e como se revela o desejo? Por que a sexualidade e o corpo, principalmente da mulher, foram profundamente recalcados no Ocidente? Quais as bruxas que nos perturbam? A que vêm os feminismos e quais os nossos impasses atualmente?

Nesse encontro especial, a CASA DO SABER RIO recebe os psicanalistas Contardo Calligaris e Maria Homem para uma conversa franca e direta sobre esse fascinante universo.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Contardo Calligaris

    Psicanalista e cronista italiano. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provence (França). Foi membro da Escola Freudiana de Paris e lecionou Psicanálise na Universidade Paris 8. Teve aulas com os filósofos Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários de pacientes de Jacques Lacan. É colunista semanal do caderno Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo, no qual escreve sobre psicanálise e cultura há mais de vinte anos. Publicou mais de dez livros, incluindo dois romances e uma peça teatral. Criou a série de televisão Psi, do canal a cabo HBO. Foi professor de Estudos Culturais na New School de Nova York e professor convidado de Antropologia Médica na Universidade da Califórnia, em Berkeley (Estados Unidos).

  • Maria Homem

    Psicanalista. É doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestre em Psychanalyse et Esthétique pelo Collège International de Philosophie da Universidade de Paris 8 (França), formada em Psicologia e em Filosofia (parcial) pela USP. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Diversitas, ligado à FFLCH-USP, e professora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É autora de No limiar do Silêncio e da Letra - traços da autoria em Clarice Lispector e Coisa de menina? Uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo, em coautoria dom Contardo Calligaris.