COMO NOS RELACIONAMOS HOJE?


Contardo Calligaris

15 de march - Friday - das 19h30 às 21h

ESGOTADO

Em uma sociedade marcada pela exigência da felicidade, qual o lugar do amor e do prazer e de que forma podemos melhorar o conflito entre realidade e desejo? Referência quando o assunto é relacionamentos na contemporaneidade, o psicanalista Contardo Calligaris provoca ao refletir sobre as condições de bem-estar nas relações atuais, atravessadas por aspectos culturais em constante transformação.

A CASA DO SABER RIO convida Contardo Calligaris a compartilhar sua experiência como psicanalista e cronista num debate sobre a forma como nos relacionamos (ou tentamos nos relacionar) no mundo contemporâneo.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Contardo Calligaris

    Psicanalista e cronista italiano. Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence, iniciou seus estudos nas áreas das letras, da psicologia e da filosofia. Em 1975, foi aceito como membro da Escola Freudiana de Paris, onde morou até 1989. Lecionou Psicanálise na Universidade Paris 8 e teve aulas com os filósofos franceses Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários e as apresentações de pacientes do psicanalista francês Jacques Lacan - uma grande influência em sua formação. Em 1985, veio ao Brasil para o lançamento da tradução portuguesa de seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma. Posteriormente, acabou fixando residência no país, onde reside até hoje. De 1994 a 2004 viveu e clinicou entre São Paulo e Nova York. É colunista semanal do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, no qual escreve sobre psicanálise e cultura há mais de vinte anos. Publicou mais de dez livros, incluindo dois romances e uma peça teatral. Criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO (hoje na quarta temporada). Foi professor de estudos culturais na New School de Nova York e professor convidado de antropologia médica na Universidade da Califórnia, em Berkeley.