CONFLITOS ARMADOS CONTEMPORÂNEOS

O PAPEL DA ONU NA SEGURANÇA INTERNACIONAL


Ricardo Oliveira Dos Santos

07 e 14 de august - Wednesdays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Criada com vistas a manter a paz, a segurança internacional e, por extensão, garantir mecanismos efetivos de proteção humanitária, a Organização das Nações Unidas concebeu as Operações de Paz no final da década de 1940 para alcançar esses objetivos basilares. Diante, entretanto, da complexidade dos conflitos armados a partir do término da Guerra Fria, particularmente na Somália, em Ruanda e na Bósnia, o Conselho de Segurança passou a incluir uma quantidade expressiva de tarefas relacionadas à proteção de civis no contexto de tais operações. Essa importante mudança de postura permitiu uma multidimensionalidade no arcabouço institucional de resposta às emergências complexas.

Diante dessa perspectiva, o objetivo do curso é discorrer sobre a configuração dos conflitos armados contemporâneos e a lógica de resposta desenvolvida pelas Nações Unidas. Para tanto, num primeiro momento, apresenta as mudanças paradigmáticas na condução das guerras a partir do início da década de 1990 e o desenvolvimento normativo e institucional de resposta adotado pela ONU entre 1992-2017. Em seguida, reflete sobre os crescentes desafios e dilemas de coordenação humanitária diante da inclusão da proteção de civis nos mandatos das Operações de Paz e de diversas organizações governamentais e não governamentais.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 07 AGO | A CONFIGURAÇÃO DOS CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS


  • 14 AGO | DILEMAS E DESAFIOS FUTUROS


ministrado por


  • Ricardo Oliveira Dos Santos

    Professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio. É doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2014 é instrutor convidado do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Foi instrutor convidado do Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz (CAECOPAZ) para abordar o tema da Proteção de Civis.