CORPO E COMIDA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

A BUSCA DESENFREADA POR MAGREZA E JUVENTUDE


Bia Rique

18 e 25 de february - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

A comida, o comer e as dietas são assuntos presentes em nosso cotidiano e intensamente divulgados nas mais diversas plataformas midiáticas. Além disso, a vasta literatura e a variedade de filmes e de documentários que surgiram com diferentes abordagens sobre alimentação no final do século XX vêm evidenciando a ascendente relevância dessta temática no mundo contemporâneo.

Tal atenção midiática é um indício de que o alimento carrega bem mais do que a mera função fisiológica de manter nossos corpos vivos e funcionando. Ainda que pareça uma prática corriqueira e aparentemente banal da nossa rotina, a escritora Deborah Lupton pontuou que “comer não é apenas uma questão de matar a fome ou sentir prazer, mas essencial para nossa subjetividade, sentido de self e experiência corporal”.

Nesses dois encontros, a nutricionista Bia Rique apresentará como a mídia e outros equipamentos culturais impactam diretamente na nossa forma de comer e de nos enxergar, convencionando regras que muitas vezes nos tornam reféns do corpo e também da comida.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 18 FEV | O CORPO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

    Como se manifestam as subjetividades do corpo no Brasil?


  • 25 FEV | A COMIDA E O COMER NO SÉCULO XXI

    Como o nosso ideal de corpo se reflete na forma como comemos?


ministrado por


  • Bia Rique

    Nutricionista. Mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, especialista em Psicossomática Contemporânea e representante oficial no Brasil da International Affiliate of the Academy of Nutrition and Dietetics (IAAND) – afiliada internacional da Academy of Nutrition and Dietetics (AND). Fundadora e chefe do Serviço de Nutrição na 38ª enfermaria de cirurgia plástica do Professor Ivo Pitanguy na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Autora dos livros Novos conceitos de alimentação saudável e Tabela de equivalências e Comer para Emagrecer – uma filosofia nutricional.