A CRISE DA DEMOCRACIA: BALANÇOS E PERSPECTIVAS


Josué Medeiros

De 28 de april a 19 de may - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

Este curso propõe um balanço sobre os livros de ciência política que tratam a presente crise da democracia segundo a ideia de “morte democrática das democracias”. Nossos estudos de caso são os Estados Unidos da América, após quatro anos de governo de Donald Trump, e o Brasil que entra no terceiro ano de governo de Jair Bolsonaro.

A premissa básica dessa literatura é que as instituições democráticas podem ser corroídas por dentro a partir do momento em que políticos autoritários chegam ao poder pela via eleitoral. Alguns exemplos de livros nesse campo são: Como as democracias morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt; O Povo Contra a democracia de Yascha Mounk; Como as democracias chegam ao fim, de David Runciman; e What is Populism?, de Jan-Werner Müller. Todos foram escritos em virtude da eleição de Trump nos Estados Unidos em 2016 e utilizam as instituições e processos políticos do país como base para as análises. Passados quatros anos de governo Trump e diante de sua derrota eleitoral, a primeira pergunta que orienta este curso é: que balanço podemos fazer das teses e premissas desses livros?

Além disso, nesse período de trumpismo na presidência dos EUA, outras lideranças semelhantes venceram eleições em democracias importantes, tais como Jair Bolsonaro no Brasil em 2018, e Narenda Modi na Índia em 2019. Essa amplitude do fenômeno nos leva a segunda questão orientadora, qual seja, a validade dessas teses e premissas para um país situado no Sul Global, com capitalismo dependente e experiência democrática recente, como é o caso do Brasil.
_______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) de cada aula ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final do curso.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link e da senha da Área do Aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 320.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 28 ABR | DEMOCRACIA: MODOS DE USAR

    O que é democracia para os antigos gregos, para os revolucionários franceses e para os pais fundadores dos EUA.


  • 05 MAI | A CORROSÃO DAS DEMOCRACIAS E O CASO TRUMP

    Balanço dos livros de ciência política sobre a morte democrática das democracias à luz do governo Trump.


  • 12 MAI | A DEMOCRACIA E O BRASIL

    Encontros e desencontros do Brasil com a democracia ao longo da nossa história.


  • 19 MAI | BOLSONARO E O FIM DA DEMOCRACIA NO BRASIL

    Análise sobre o governo Bolsonaro até aqui e seus possíveis desdobramentos.


ministrado por


  • Josué Medeiros

    Professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS/UFRRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) da UFRJ e pesquisador de Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom) vinculado à UFRJ e ao PPGCS/UFRRJ. É doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), com doutorado-sanduíche na Universidade de Paris 3 (França), mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e graduado em História pela UFF.

INSCREVA-SE AQUI