CRUZADAS: A CRUZ E O CRESCENTE


Márcio Scalercio

De 06 a 27 de september - Fridays - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

As Cruzadas foram expedições de caráter religioso, econômico e militar que se formaram na Europa entre os séculos XI e XIII contra os heréticos e os muçulmanos. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as Cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação, explicado muito fortemente pelo fato de ser uma sociedade onde a fé superava a razão, a cultura era manipulada pela Igreja e vivia-se preso à ideia do pecado e da condenação eterna. Na época, era natural que o homem buscasse a salvação da alma através de atos de fé e de penitência. Entre eles, um dos mais desejados era ao menos uma vez realizar a peregrinação à Palestina – a Terra Santa –, onde Jesus Cristo havia nascido, sofrido e sido enterrado.

Nesse curso, o historiador Márcio Scalercio apresentará um panorama do movimento das Cruzadas, a reação muçulmana, a vida nos Estados Latinos da Terra Santa, a política que permeava as relações e os conflitos que definiram o curso da história.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 400.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 06 SET | O QUADRO GERAL

    Os problemas do Império Bizantino. O vigor dos recém-convertidos: o poder turco. O Ocidente europeu no século XI.


  • 13 SET | A PRIMEIRA CRUZADA E A TOMADA DE JERUSALÉM

    A convocação do papa – “Deus o quer!” – mobilização popular e pogroms. A história vista à luz de seus personagens – os líderes, os cavaleiros, os peregrinos e os povos do Oriente Próximo. A campanha e a tomada de Jerusalém.


  • 20 SET | A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS LATINOS NO ORIENTE – O ISLÃ COMEÇA A REAGIR

    A vida no Oriente Latino. As ordens militares de monges-guerreiros – os cavaleiros do Templo, de São João do Hospital e Teutônicos. Os reis de Jerusalém.


  • 27 SET | HATTIN

    Saladino – o maior muçulmano de todos os tempos depois do mensageiro de Deus. A grande batalha dos Cornos de Hattin – Jerusalém é muçulmana de novo. Salvando o que restava – a resistência de Tiro.


ministrado por


  • Márcio Scalercio

    Professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e professor titular da Universidade Candido Mendes.

INSCREVA-SE AQUI