Olá! Faça seu login ou cadastre-se | Carrinho de compras
atendimento: 21. 2227-2237
Ricardo Krause, Sandra Niskier Flanzer
23 e 30 de agosto - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros
A humanidade sempre apresentou variadas formas de lidar com a dor. Como diferenciar, à luz da psicanálise e da psiquiatria, a tristeza, a depressão e a dor de existir? A depressão se refere a uma perda fundamental que é, por vezes, tão inevitável quanto necessária. Freud distingue uma perda vivida como luto de outra que permanece sem elaboração (melancolia). A tristeza vivenciada pela ausência de um objeto difere da prostração advinda de uma posição na qual nada é capaz de afetar o sujeito, um “esvaziamento do eu”, um furo cavado por onde a vida escoa.
Como separar o joio do trigo? Veremos o que a psiquiatria tem a dizer sobre a atual profusão de diagnósticos de depressão. A modernidade trouxe este paradoxo: estamos mais conectados, mas claramente mais deprimidos. Essas e outras questões serão abordadas nesse curso.
ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso
23 AGO | DEPRESSÃO SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE
com Sandra Niskier Flanzer
SANDRA NISKIER FLANZER
Depressão: dor ou ausência de dor? O “nada” para além da moldura vazia.
30 AGO | DEPRESSÃO SOB A ÓTICA DA PSIQUIATRIA
com Ricardo Krause
RICARDO KRAUSE
O que a ciência tem a nos ensinar sobre a depressão, dado o aumento significativo de diagnósticos, sobretudo na última década?
Ricardo Krause
Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) nacional e do Rio de Janeiro.
Sandra Niskier Flanzer
Psicanalista. Pós-doutoranda do Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ e mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Autora dos livros a pa-lavra; Por um, segundo; Re/talhos; do quarto; e Cartas para A..