DEUSAS, BRUXAS E FEITICEIRAS – HISTÓRIAS DE QUANDO DEUS ERA MULHER

CURSO REALIZADO ONLINE VIA ZOOM


Julia Myara

30 de june e 07 de july - Tuesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

O fenômeno religioso se deu para a humanidade de diversas maneiras. Diferentes culturas expressaram o sagrado pelo mundo – muitas vezes considerado profano – como um exemplo das virtudes necessárias para a sobrevivência, para a vida comunitária e para o desenvolvimento da jornada individual. O ocidente herdou uma intensa história que entrelaça em uma tessitura inseparável o fenômeno religioso, o social, o histórico e o político. O Deus das religiões abraâmicas é o pater família, que orienta, pune e recompensa suas criações como o arquétipo do grande pai universal. Porém, essa não é a única narrativa possível. Antes de Deus se transformar em homem, ele foi mulher em uma cultura tão antiga que remonta ao período neolítico, ao que chamamos de “paz primitiva”.

Nesse curso, apresentaremos um panorama da história da Deusa neolítica, a cultura que permitiu o seu desenvolvimento e pontuaremos também alguns conceitos importantes, como matriarcado e matrilinearidade.
>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 30 JUN | A GRANDE DEUSA E SUAS MÚLTIPLAS FACES


  • 07 JUL | AS VOZES DAS MULHERES GREGAS


ministrado por


  • Julia Myara

    Doutoranda em História da Filosofia Antiga na PUC-Rio. É mestre em Filosofia Antiga pela mesma instituição e bacharel em Filosofia pela Unirio. Integrante e cofundadora do IPIA Comunidade de Pensamento. Atualmente, realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas, tais como Helena, Medeia e Antígona.