Olá! Faça seu login ou cadastre-se | Carrinho de compras
atendimento: 21. 2227-2237
Isabela Fernandes
De 12 de junho a 03 de julho - Terças-feiras - das 17h às 19h - 4 encontros
Na mitologia e na religião da Grécia Antiga, os deuses representavam o mundo natural, social e humano, expressando múltiplos aspectos da vida e da morte, da criação e da destruição, do amor e do ódio, da luz e das sombras. E, dentro desse panteão, alguns eram mais significativos do que outros para a vida do homem grego. Esse curso pretende discutir os mitos em torno de alguns deuses dessa mitologia que definiam espaços simbólicos nucleares para a vida cultural, caso de Apolo, Afrodite, Hermes e Atená.
ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso
12 JUN | APOLO
Deus relacionado à luz e à verdade, Apolo dominava os processos de purificação interior do homem, permitindo a passagem de um estado de erro e de sombras para um estado de autoconhecimento.
19 JUN | AFRODITE
Afrodite expressava a sexualidade, irradiando luz e alegria entre homens, animais e deuses. Mas a deusa também dominava as paixões sombrias e nefastas, representando o desejo como poder de criação e de destruição.
26 JUN | HERMES
Deus mensageiro, guia das almas para o mundo dos mortos, guardião das fronteiras, presidia as mudanças de níveis existenciais e tinha domínio sobre a morte.
03 JUL | ATENÁ
Atená era a deusa luminosa da cultura e das instituições democráticas da pólis. Era a guia iniciática dos heróis, expressando o processo de amadurecimento do jovem. A deusa irradiava para toda a Grécia a civilização mais refinada e o conhecimento mais elevado.
Isabela Fernandes
Professora de Letras Clássicas e de História Antiga na PUC-Rio e nos cursos de pós-graduação em Psicologia Junguiana na Universidade Estácio de Sá e na PUC-Rio. Doutora em Literatura pela PUC-Rio. Membro honorário do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro. É coautora do livro A vida, a morte e as paixões no mundo antigo e autora do livro de poesia Linho de urtigas.