DITADORES: O AUTORITARISMO COMO GOVERNO


Alexandre Dos Santos, Maurício Santoro

De 06 a 27 de may - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Um dos termos mais utilizados quando se fala sobre política atualmente é ditadura. E não por acaso. Afinal, o Brasil, assim como seus vizinhos e tantos outros países pelo mundo, possui um histórico de experiências autoritárias. Discutir alguns momentos históricos contemporâneos por meio da ascensão, da queda e da longevidade dos âncoras mais conhecidos desses regimes antidemocráticos espalhados pelos quatro continentes é o principal objetivo desse curso. Ao analisar de que modo esses líderes chegaram ao poder, como funcionaram os seus governos e por quanto tempo estiveram à frente de seus países, podemos observar com mais profundidade importantes momentos da história global, como a Guerra Fria (1947-1991), o neocolonialismo, a globalização e as suas relações com o Brasil (sempre que houver).

Valor R$ 480.00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 06 MAI | CHINA, DE MAO TSÉ-TUNG (1949 - 1976) A DENG XIAOPING (1978 - 1990) com Maurício Santoro

    O que mudou no regime político chinês desde o início das reformas econômicas, há 40 anos. As transformações atuais no governo Xi Jinping.


  • 13 MAI | ROBERT MUGABE (1980 - 2017), NO ZIMBÁBUE, E TEODORO OBIANG NGUEMA (1979 - ATUAL), NA GUINÉ EQUATORIAL com Alexandre dos Santos

    Dois processos opostos de independência, duas experiências de liderança política aparentemente diferentes que se tornaram praticamente iguais. Na Guiné Equatorial, o poder econômico (petróleo) como apaziguador de críticas e sanções externas. No Zimbábue, o poder histórico como apaziguador das críticas e sanções externas. As complexas relações com o Brasil. A influência dos ditadores no equilíbrio de poder das Áfricas Austral e Central.


  • 20 MAI | VENEZUELA ENTRE HUGO CHÁVEZ (1999 - 2013) E NICOLÁS MADURO (2013 – ATUAL) com Maurício Santoro

    Como um presidente eleito se converte em um líder autoritário? Chávez, Maduro e a maldição do petróleo. Os efeitos da hiperinflação. A crise migratória.


  • 27 MAI | MOBUTU SESE SEKO (1965 - 1997), NO CONGO, E MUHAMMAD SIAD BARRE (1969 - 1991), NA SOMÁLIA com Alexandre dos Santos

    A experiência neocolonial do rei Leopoldo II. O peso do conflito entre EUA e URSS na manutenção dos ditadores no poder. As resistências e Che Guevara no Congo. As guerras por procuração. Caos na queda: fim da Guerra Fria e a derrubada dos ditadores.


ministrado por


  • Alexandre Dos Santos

    Jornalista e professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, instituição pela qual se tornou mestre em Relações Internacionais. É um dos autores do livro África no mundo contemporâneo.

  • Maurício Santoro

    Professor do Departamento de Relações Internacionais da Uerj. Doutor em Ciência Política pelo Iuperj. Foi assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional. É autor do livro Ditaduras Contemporâneas.