ECONOMIA E POLÍTICA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA


Miriam Leitão

11 de december - Wednesday - das 19h30 às 21h

CONCLUÍDO

Em 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o presidente João Goulart, forçando o exílio de Jango e a chegada ao poder, em 15 de abril do mesmo ano, do general Castello Branco, o primeiro de cinco militares que governariam o país até 1985, ano da redemocratização. Quais os objetivos que motivaram a deposição do governo, eleito legalmente? Que propostas fizeram parte da agenda econômica na gestão militar? A luta contra a “subversão” e “ameaça comunista” foram o gatilho para o golpe?

Nesse encontro especial, a CASA DO SABER RIO recebe a jornalista Miriam Leitão para uma conversa sobre os aspectos políticos e econômicos que marcaram o regime de exceção no país e quais os seus reflexos no Brasil contemporâneo.

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Miriam Leitão

    Jornalista. Passou pelas redações dos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil e da revista Veja. Nas Organizações Globo desde 1991, escreve uma coluna diária no jornal O Globo, é comentarista na rádio CBN e apresenta o programa GloboNews Miriam Leitão. Entre outros prêmios, recebeu, em 2005, o Maria Moors Cabot, oferecido pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (Estados Unidos). É autora de Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda (Prêmio Jabuti 2012), História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI, entre outros.