ECONOMIA PARA TELESPECTADORES: PERGUNTAS QUE VOCÊ SEMPRE QUIS FAZER, MAS NÃO SABIA COMO


Mauro Rochlin

09 e 16 de december - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

Por que os preços sobem? Por qual razão o valor do dólar oscila? Há emprego para todos? Quem determina a taxa de juros? O governo pode gastar mais do que arrecada? Somos expostos diariamente a estes e a outros questionamentos nos noticiários, nas rodas de conversa do trabalho e até no tradicional almoço de domingo em família. Muitas vezes, eles provocam uma série de dúvidas e inseguranças sobre o funcionamento do sistema econômico e sobre como ele impacta as nossas vidas.

Neste curso, somos convidados a um passeio pelos conceitos econômicos fundamentais. Com uma linguagem clara e acessível, a ideia é expor os principais teóricos e correntes de pensamento, estabelecendo um canal direto com os cenários contemporâneos. Serão apresentados e analisados os principais indicadores econômicos – PIB, taxa de juros, taxa de câmbio, inflação e gasto público –, além das teorias que serviram de base para as diferentes políticas de governo no Brasil, discutindo a sua aplicação e consequente eficácia.

As inscrições que iniciam-se a uma semana do evento devem ser feitas pelo telefone (21) 2227-2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 09 DEZ | COMO ENTENDER A ECONOMIA NOS TELEJORNAIS?


  • 16 DEZ | OS INDICADORES ECONÔMICOS E O IMPACTO NAS NOSSAS VIDAS


ministrado por


  • Mauro Rochlin

    Professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) e Diretor Financeiro da MR Consultoria. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Direito e Relações Internacionais pela PUC-Rio e bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ. Foi diretor de Integração e Desenvolvimento, coordenador do curso de Economia da Universidade Candido Mendes e pesquisador-convidado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).