EM BUSCA DE UMA VIDA COM SENTIDO - JUNG E O SAGRADO NO PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO


Tatiana Paranaguá

18 e 25 de november - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

"A psiconeurose, em última instância, é um sofrimento de uma alma que nāo encontrou o seu sentido. Do sofrimento da alma é que brota toda criação espiritual e nasce todo homem enquanto espírito: ora, o motivo do sofrimento é a estagnação espiritual, a esterilidade da alma." C. G. Jung

A falta de sentido já é reconhecida como uma das grandes epidemias de nossa época, sendo o pano de fundo sobre o qual se destacam males como ansiedade, depressão, compulsões e toda sorte de instabilidades da psique. Neste cenário, a psicologia de Carl Gustav Jung oferece uma luz para aqueles que buscam uma vida com sentido, reconectando o ser humano a sua essência que é acima de tudo imaterial.

Tido por muitos como um místico, Jung apenas se negava a ver a ciência e a espiritualidade como instâncias irreconciliáveis, apontando muitas vezes essa cisão como a causa das neuroses modernas, cujo paradigma estritamente materialista falhou nas tentativas de oferecer equilíbrio mediante os conflitos que corroem a alma. A busca por respostas a perguntas primordiais como “quem somos?” ou “para que vivemos?”, assumem em seu sistema psicológico relevância central pois trazem em seu âmago a gênese do impulso para a individuação, presente em todos nós. É por meio do processo de individuação que o ser humano cumpre a missão de encontrar a si mesmo e ao mesmo tempo se reconectar com o todo.

Em nossas duas aulas, examinaremos as afirmações de Jung que expressam a ideia de que toda vida possui em si um sentido e que as formas de acessar a sabedoria existente em cada um de nós está no inconsciente.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 23 E 27 DE NOVEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 18 NOV | O SAGRADO E O NUMINOSO NO PENSAMENTO DE C. G. JUNG.

    Princípio teleológico: Tudo caminha para um sentido. Unus Mundus: O retorno à unidade primordial.


  • 25 NOV | PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO

    Self: O centro, a totalidade e o equilíbrio. O inconsciente e os sonhos como guias.


ministrado por


  • Tatiana Paranaguá

    Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Mestre em Clínica pela PUC-Rio. Analista junguiana, consultora e comentarista da Rede Globo. Fundadora e coordenadora do Centro Junguiando.