EMOÇÕES INTERGRUPAIS: MANIPULAÇÃO, POLARIZAÇÃO E PRECONCEITOS


Ricardo Krause

29 de march e 05 de april - Mondays - das 19h30 às 21h - 2 encontros

O que os hooligans, termo associado com a violência nos esportes no Reino Unido na década de 1960, têm em comum com os jovens que atearam fogo a um índio dormindo em um ponto de ônibus no Distrito Federal em 1997? O que leva pessoas descritas como gentis e cordatas a invadir o Capitólio em pleo século XXI ou torturar outros seres humanos, como em Abu Ghraib?

Ao longo de dois encontros, abordaremos o efeito do grupo sobre o comportamento dos indivíduos que, ao se associarem, abdicam temporariamente dessa condição. Partindo da obra pioneira Psicologia das Multidõesm, de Gustave Le Bon, passaremos por Freud e Reich até chegarmos aos estudos contemporâneos sobre emoções intergrupais e suas conexões com a intolerância, o preconceito e a manipulação de grandes grupos. Quando o “eu” se perde no “nós”, correm sério risco nosso senso crítico, nosso altruísmo, nossa empatia e valores que alicerçam o nosso senso de humanidade. Conhecer os mecanismos por trás desses processos é o primeiro passo para evitar que eles aconteçam.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 31 DE MARÇO E 07 DE ABRIL, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 160.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 29 MAR | Aula 1


  • 05 ABR | Aula 2


ministrado por


  • Ricardo Krause

    Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) nacional e do Rio de Janeiro.

     

INSCREVA-SE AQUI