ENTRE A BIOGRAFIA E A HISTÓRIA

UM OLHAR SOBRE A FRANÇA ATRAVÉS DOS SEUS MAIS EMBLEMÁTICOS ESTADISTAS


Natália Bravo

De 27 de january a 17 de february - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

Do que é feita a História? De grandes personagens ou de pessoas comuns? De processos coletivos ou de trajetórias individuais? Mais de 100 anos atrás, uma corrente de historiadores franceses revolucionaria a forma como se pensava a produção do conhecimento histórico até então: do individual ao coletivo, da narrativa descritiva à reflexão analítica, de uma abordagem estritamente histórica ao diálogo interdisciplinar. Desde o surgimento da École des Annales, o estudo de biografias tem perdido espaço entre os historiadores. Qual o lugar da narrativa biográfica na reflexão sobre a história de hoje?

Sem abandonar a visão da história como processo coletivo, a proposta desse curso é a de partir de algumas trajetórias individuais para refletir sobre o contexto histórico mais ampliado de Paris e da França através dos séculos. Desse modo, centraremos o nosso olhar sobre a vida, as ações, o contexto político-social e as heranças de longa duração deixadas por quatro dos mais emblemáticos estadistas da história do país.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 29 DE JANEIRO, 05, 12 E 26 DE FEVEREIRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 320.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 27 JAN | CATARINA DE MÉDICI (1519-1589)


  • 03 FEV | MARIA ANTONIETA (1755-1793)


  • 10 FEV | NAPOLEÃO III (1808-1873)


  • 17 FEV | CHARLES DE GAULLE (1890-1970)


ministrado por


  • Natália Bravo

    Historiadora. Mestre em História Social pela USP e doutoranda na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (França). É fundadora do projeto Paris de Histórias, que proporciona experiências de imersão histórica e cultural aos turistas brasileiros na cidade de Paris.

INSCREVA-SE AQUI