FÉ E RAZÃO: UM MAPEAMENTO FILOSÓFICO


Carlos Eduardo Motta, Gabriel Jucá De Hollanda, Remo Mannarino Filho

De 20 de may a 03 de june - Thursdays - das 19h às 20h30 - 3 encontros

O propósito deste curso é o de lançar luz sobre o problema da relação entre fé e razão, mostrando como ele pode ser mapeado, organizado e compreendido de forma mais acessível, de maneira a permitir que o pensemos com outro senso de orientação. Para isso, cada uma das aulas vai expor uma diferente perspectiva de pensamento filosófico: o prof. Remo Mannarino Filho vai falar sobre os filósofos que consideram que razão e fé são conciliáveis; o prof. Cadu Motta, dos que acham que são antagônicas, e que devemos optar pela fé; e o prof. Gabriel Jucá, por fim, vai apresentar os que, também crendo na incompatibilidade, nos exortam a optar pela razão.
_______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) de cada aula ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final do curso.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link ou da senha da Área do Aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 270.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 20 MAI | RAZÃO E FÉ SÃO CONCILIÁVEIS com Remo Mannarino Filho

    Nesta aula, o objetivo é o de mostrar quão antiga é a reflexão filosófica sobre a devoção ao divino – quase tão antiga quanto a própria filosofia grega. Além disso, falaremos sobre o pensamento de alguns filósofos que enxergavam uma compatibilidade possível, ou mesmo necessária, entre os ensinamentos da fé e as exigências da razão.

    Tópicos:
    + Notícias da Grécia: um novo lugar para o sagrado.
    + A piedade ilustrada dos estoicos.
    + Filosofia e Cristianismo.
    + Alguns nomes contemporâneos.


  • 27 MAI | RAZÃO E FÉ SÃO ANTAGÔNICAS – OPTEMOS PELA FÉ com Carlos Eduardo Motta

    Nesta aula, serão apresentados os posicionamentos de pensadores que apontam a razão como elemento insuficiente e/ou falseador para a apreensão da realidade, que tem seu fundamento na transcendência e na ação do divino.

    Tópicos:
    - A aposta de Pascal.
    - A fé incondicional em Kierkegaard.
    - O combate às evidências em Dostoiévski.
    - O sentimento trágico em Unamuno.


  • 03 JUN | RAZÃO E FÉ SÃO ANTAGÔNICAS – OPTEMOS PELA RAZÃO com Gabriel Jucá de Hollanda

    Esta aula consistirá numa breve síntese da perspectiva onde Razão e Fé são antagônicas, e esta última integra uma visão de mundo filosófica e mesmo moralmente perversa. O objetivo não é de forma alguma endossar as teses dos autores mencionados, mas esclarecer suas posições, sugerindo caminhos para um aprofundamento da questão.

    Tópicos:
    - O princípio filosófico da Navalha de Ockham.
    - David Hume e a demolição do Argumento do Desígnio.
    - A importância filosófica de Darwin: a alegada obsolescência do Criador.


ministrado por


  • Carlos Eduardo Motta

    Professor da CCE/PUC-Rio. É doutor e mestre em Estudos de Literatura e graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio. Possui especialização em docência para Língua Portuguesa pelo Instituto a Vez do Mestre (AVM/UCAM).

  • Gabriel Jucá De Hollanda

    Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. É doutor em Filosofia pela mesma instituição, visiting scholar da Brown University (Estados Unidos), e professor do Programa de Especialização em Filosofia Contemporânea da CCE/PUC-Rio.

  • Remo Mannarino Filho

    Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e do curso de especialização em Filosofia Antiga da PUC-Rio/CCE. Doutor em Filosofia pela PUC-Rio e mestre em Filosofia pela mesma instituição.

INSCREVA-SE AQUI


Fale conosco