FREUD E A PSICANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO

CURSO REALIZADO ONLINE VIA ZOOM


Tatiana Porto Campos

26 de may e 02 de june - Tuesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Sigmund Freud (1856-1939) atribuía a si mesmo a autoria de um dos principais golpes narcísicos que a humanidade sofreu ao estabelecer que “o Eu não é senhor em sua própria casa”. A presença do inconsciente e seus efeitos para cada sujeito abre uma grande ferida na humanidade ao interrogar acerca da onipotência e da prepotência da racionalidade. Somos muito mais determinados pelo que desconhecemos do que por aquilo sobre o que supomos ter mestria.

A irrupção da pandemia que atinge a humanidade neste momento aparece como um novo golpe no saber onde estava suposto, o que torna cada vez mais atual tanto ler Freud tanto quanto recorrer à análise. O objetivo deste curso é apresentar um panorama da obra freudiana e as suas relações com toda complexidade do mundo em que hoje vivemos. .

>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 26 MAI | A DESCOBERTA (OU A ESCRITA) DO INCONSCIENTE


  • 02 JUN | O MAL-ESTAR NA CULTURA E CONTEMPORANEIDADE


ministrado por


  • Tatiana Porto Campos

    Psicanalista. Membro da Escola Letra Freudiana. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida e graduada em Psicologia pela PUC-Rio.