A DIVINA COMÉDIA , DE DANTE ALIGHIERI


Marcela Oliveira

20 de march - Wednesday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

“O que é amar senão compreender e regozijar-se com o fato de que um ser viva, aja e sinta de maneira diferente da nossa, até mesmo oposta?”, escreveu Nietzsche em seu Humano, Demasiado Humano. Por vezes, a filosofia procurou responder à questão sobre o que é o amor e o que nos leva a sucumbir a ele. Nesse sentido, a literatura também fez a sua parte ao retratar a sensibilidade e as angústias de uma alma apaixonada, através de romances consagrados que atravessaram o tempo.

O que os pensadores clássicos têm a nos dizer sobre a condição humana perpassada pela experiência do amor? De que forma suas tramas e personagens refletem as relações intersubjetivas e os aspectos históricos e sociais de suas épocas?

Nesta aula, veremos o tema do amor em A divina comédia, escrita por Dante Alighieri na Idade Média, quando este sentimento se manifestava na valorização da “musa inspiradora” pela poesia dos trovadores.
 

5 AULAS*: R$540

*Para a compra do pacote de cinco aulas, entre em contato pelo telefone (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Marcela Oliveira

    Professora do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Mestre e doutora pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Trabalho em Estética na Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e autora de Teatro da espera: Beckett e a ruína do drama.