HEGEL E NÓS – INTRODUÇÃO À DIALÉTICA

PALESTRA REALIZADA ONLINE E AO VIVO


Gustavo Chataignier

09 de july - Thursday - das 19h às 20h30

CONCLUÍDO

O filósofo alemão Hegel (1770-1831) é um divisor de águas na história da filosofia. Influenciador de Marx (1818-1883), criticado logo após seu falecimento por Nietzsche (1844-1900) e Kierkegaard (1813-1855), no século XX foi deixado de lado pela fenomenologia heideggeriana e pela filosofia da diferença francesa. Isso, ao ponto de Michel Foucault (1926-1984) afirmar que toda a tarefa do século XX consistiria em inventar uma outra filosofia, que não hegeliana. Todavia, vê-se hoje, renovado interesse pela obra do grande pensador nas mais diversas searas: teoria do sujeito e psicanálise, arte contemporânea, teoria política e pragmatismo, por exemplo.

O objetivo desta palestra é apresentar panorama do vasto campo hegeliano, apontando para os elementos formadores de suas ideias e de suas principais influências: ponto de partida kantiano, interioridade cristã, admiração da Revolução Francesa, ideal trágico. Em sua eterna querela com o mais ilustre predecessor, Kant (1724-184), Hegel atribui centralidade à história enquanto horizonte do pensamento. Se somos subjetivamente afetados pela realidade na qual vivemos, isto só se dá porque há um mundo objetivo em perpétua modificação. Ao chegarmos ao objeto, ou “coisa em si”, no jargão filosófico, tudo muda de figura – sujeito e objeto, já que ambos entretêm uma identidade, apesar das diferenças empíricas e reais. Um e outro são levados pela história, condição de toda existência. Nessa leitura, Hegel funda o pensamento da modernidade ao eleger como problema a experiência coletiva do passar do tempo, fazendo com que o pensamento se exerça sem exemplos passados e tampouco tenha garantias futuras. A experiência é efêmera, passa e se perde. Pode, não obstante, ser recuperada e modificada na experiência do pensamento – eis o funcionamento da dialética.

>>> Esta palestra faz parte da programação online e ao vivo da CASA DO SABER RIO. Os inscritos receberão por e-mail no dia da aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Gustavo Chataignier

    Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor em Filosofia e pesquisador associado do Departamento de Filosofia pela Université Paris 8 (França).