HERÓIS DA CENA – AS GRANDES VOZES DO MUNDO DA ÓPERA


Arthur Dapieve

De 20 de september a 04 de october - Fridays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Em quatro séculos de história, a ópera revelou ao mundo vozes e personalidades extraordinárias, com cada registro convencionalmente associado a uma função dramática. Sopranos, meios-sopranos, tenores, contratenores, barítonos e baixos povoaram não apenas os palcos onde se encenaram obras de Mozart, Wagner, Verdi ou Puccini, mas também o imaginário de quem nunca assistiu a uma ópera no teatro. Cantores-personagens como Enrico Caruso ou Maria Callas foram superestrelas antes e durante a vigência do star system hollywoodiano.

O curso busca explicar as características e as diferenças de e entre cada um dos registros vocais recorrendo a exemplos de grandes cantores e cantoras do passado – desde a era das gravações fonográficas – e do presente. E, claro, especular sobre seu perene fascínio.

Valor R$ 360.00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 20 SET | SOPRANOS E MEIOS-SOPRANOS

    Heroínas, vilãs e suas confidentes. O encanto exercido, inclusive além do mundo da ópera, por divas como Maria Callas e Anna Netrebko.


  • 27 SET | TENORES E CONTRATENORES

    Os heróis da cena. Três tenores cantam em Caracalla e iluminam antepassados, como Caruso, e descendentes, como Kaufmann


  • 04 OUT | BARÍTONOS E BAIXOS

    Vilões e sábios. Os registros masculinos mais graves e seus papéis icônicos. Os lendários Gobbi e Taddei. O presente com Terfel.


ministrado por


  • Arthur Dapieve

    Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Autor de 12 livros, entre ficção e não ficção, como a coletânea de contos Maracanazo (Prêmio Oceanos, em 2016), e o perfil Renato Russo – O Trovador Solitário. Apresenta o programa de música clássica na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. É comentarista dos programas Estúdio I, da GloboNews, e Redação Sportv.