HESÍODO, HOMERO E SÓFOCLES: DO NASCIMENTO DOS DEUSES AO SURGIMENTO DO TRÁGICO


Marcus Reis Pinheiro

De 25 de june a 09 de july - Tuesdays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

O que os textos gregos mais antigos têm a nos dizer sobre a cultura e a visão de mundo do berço da civilização ocidental? Hesíodo e sua Teogonia, Homero e seus épicos Ilíada e Odisseia e a tragédia Édipo Tirano de Sófocles. Do nascimento dos deuses ao surgimento do trágico, encontramos nos mitos mais representativos os elementos centrais da religião grega, comparando-as à judaico-cristã, como forma de contraposição ilustrativa da mesma.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 25 JUN | HESÍODO E A ÁRVORE GENEALÓGICA DOS DEUSES

    A experiência da Divindade: temor e tremor. A religião do conflito entre Apolo e Dionísio. A Teogonia de Hesíodo. O poeta como porta-voz das Musas. Os três patriarcas divinos: Céu (Ouranós), Krónos e Zeus.


  • 02 JUL | AS EPOPEIAS DE HOMERO: ILÍADA E ODISSEIA

    Os cantos heroicos e a tradição oral. Apresentação geral da Ilíada. A ira (mênis) de Aquiles e a guerra de Tróia. A estrutura da Odisseia. As histórias de Retorno (nóstos) dos heróis.


  • 09 JUL | A TRAGÉDIA GREGA: ÉDIPO TIRANO, DE SÓFOCLES

    O nascimento das tragédias: as festas dionisíacas e os deuses olímpicos. Aristóteles e a definição de tragédia. O acontecimento trágico: uma festa para Apolo e Dionísio. Peripécia e reconhecimento, a tragédia Édipo Tirano de Sófocles.


ministrado por


  • Marcus Reis Pinheiro

    Professor do Departamento de Filosofia da UFF. Doutor e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela UFRJ. Publicou artigos sobre filosofia e mitologia gregas, revisou a tradução da Ilíada, de Homero, e coorganizou o livro Mística e filosofia.