HISTÓRIA DA ARTE

SURREALISMO, DADAÍSMO, FUTURISMO, VANGUARDAS RUSSAS, NEOPLASTICISMO E CONCRETISMO


Hélio Márcio Dias Ferreira

De 11 de março a 01 de abril - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Esse curso pretende dar seguimento a uma visão geral sobre as principais questões relacionadas aos movimentos de vanguarda como: Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo, Vanguardas Russas, Neoplasticismo e Concretismo. Serão abordadas as manifestações artísticas que seguiram o caminho de ruptura, já iniciado antes da Primeira Guerra Mundial pelos artistas que preferiram o desprestígio da mimeses como, Picasso, Braque, Matisse, Kandinsky, entre outros.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 520,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 MAR | SURREALISMO E DADAÍSMO - PARTE 1

    Movimentos relacionados aos sonhos e ao devaneio. Serão observadas obras de dadaístas como Marcel Duchamp, Man Ray e Jean Arp, bem como dos artistas do grupo francês de André Breton como, Salvador Dalí, Tanguy, Miró, Chagall, entre outros.


  • 18 MAR | SURREALISMO E DADAÍSMO - PARTE 2


  • 25 MAR | FUTURISMO E VANGUARDAS RUSSAS

    Serão apresentadas pinturas e esculturas futuristas de Boccioni, Bala e Carrà realizadas após o Manifesto Futurista de Marinetti, em 1909. Também serão vistas e analisadas as mudanças ocorridas no campo da arte em território russo depois da revolução de 1917. Influenciados pelo Futurismo e pelo Cubismo, veremos o legado de artistas como Malevich, Tatlin, Pevsner, Gabo, entre outros.


  • 01 ABR | NEOPLASTICISMO E CONCRETISMO

    Movimentos ligados às questões do abstracionismo. Apresentaremos parte das obras de Piet Mondrian e de Theo Van Doesburg, do Neoplasticismo. Veremos também trabalhos de Max Bill e de artistas sul-americanos como, Ivan Serpa, Tomás Maldonado, Joaquin Torres-Garcia, entre outros.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio. Mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne (França). É autor de Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto, entre outros livros de arte.

INSCREVA-SE AQUI