HISTÓRIA, MITOLOGIA E RELIGIÃO – AS RELAÇÕES ENTRE AS GRANDES NARRATIVAS DA HUMANIDADE


Julia Myara

17 de october - Thursday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Quando contamos as grandes histórias do passado, as maravilhosas narrativas mítico-religiosas, os avassaladores casos de amor e as guerras destruidoras e conquistadoras, nossas mentes são povoadas por imagens fantásticas – as vezes épicas e lendárias, as vezes históricas, as vezes belas, as vezes terríveis. Mas há algo, nas narrativas antigas, que transita entre o reino da realidade e o reino do sagrado.

O que dizer de Helena de Troia? O que dizer de Aquiles, Agamêmnon, Menelau e Páris? São personagens da mitologia grega, ou reis, rainhas, príncipes e princesas históricos? E quando pensamos em Cleópatra, Júlio César e Marco Antônio? Certamente nos parecem mais históricos, porém também são figuras rodeadas de elementos míticos? Quando falamos de personagens bíblicos, tais como Moisés ou Jesus? Qual o terreno narrativo que estamos percorrendo?

A pergunta que devemos nos colocar é: como devemos nos relacionar com uma história que, além de evidentemente fantástica, mítica ou religiosa, possui elementos históricos? Como mergulhar nas grandes lendas da humanidade e capturar o que há de real em um momento da história da humanidade onde o real e o divino estavam/eram indissociáveis?

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Julia Myara

    Doutoranda em História da Filosofia Antiga na PUC-Rio. É mestra em Filosofia Antiga pela mesma instituição e graduada em Filosofia pela Unirio. Integrante e co-fundadora do IPIA Comunidade de Pensamento. Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas, tais como Helena, Medeia e Antígona.