HISTÓRIAS SOBRE AS MULHERES E DEUSAS NA MITOLOGIA GREGA


Julia Myara

De 14 de june a 05 de july - Mondays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

Estudar deusas humanas e mulheres divinas é embarcar em uma jornada pelo imaginário sagrado e fantástico dos antigos gregos acerca do feminino. As múltiplas formas que as mulheres e as deusas aparecem na mitologia e religião nos dizem muito sobre os antigos, sobre a sua relação com as divindades e com o feminino, tanto na esfera do sagrado, quanto no âmbito social. Ao longo do que chamamos tecnicamente de história, podemos perceber as diferentes representações arquetípicas das mulheres na forma de deusas ou heroínas trágicas. As narrativas culturais veicularam imagens femininas que dizem mais respeito ao modo como cada sociedade entendeu as mulheres, seus papéis e seus lugares sociais, do que às mulheres em si – sendo espelho reflexivo ou antagônico da condição feminina na expressão literária e religiosa. Acompanhar a viagem temporal de uma narrativa mitológica ou sagrada é acompanhar como cada povo, em cada tempo, se relacionava com as mulheres.

Nesse curso, acompanharemos a jornada das deusas no imaginário dos antigos gregos.
_______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) de cada aula ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final do curso.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link ou da senha da Área do Aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

 

 

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 14 JUN | 14 JUN | ÁRTEMIS E ATENA

    A Senhora das feras e dos bosques e a Deusa da astúcia guerreira não pertencem a ninguém. Histórias de vida selvagem e guerras.


  • 21 JUN | HÉSTIA E HERA

    A Deusa protetora dos lares e do fogo sagrado e a senhora do Olimpo e protetora dos casamentos tem suas histórias reveladas. A recuperação da história das deusas na esfera do privado e do público.


  • 28 JUN | AFRODITE E HELENA

    A Deusa do amor e seus amantes ferreiros e guerreiros tem um espelho humano: Helena, a mais bela mulher do mundo e sua relação com a guerra de Troia, túmulo comum da Europa e da Ásia.


  • 05 JUL | DEMÉTER E PERSÉFONE

    Deusas da fertilidade da terra, dos cereais, da agricultura, das flores, aromas e perfumes também são as senhoras da fome e da morte. O ciclo de vida, morte e renascimento das deusas alquímicas.


ministrado por


  • Julia Myara

    Professora e co-fundadora do IPIA – Comunidade de Pensamento. Doutoranda em História da Filosofia Antiga na PUC-Rio, mestra em Filosofia Antiga pela mesma instituição e graduada em Filosofia pela UNIRIO. É professora da Pós-graduação Lato sensu em Filosofia Antiga do CCE da PUC-Rio. Atualmente realiza estudos na área de filosofia antiga e do pensamento de Platão, narrativas de pós-morte e catábases e mitologia com ênfase nas figuras femininas nas narrativas sagradas sumérias, gregas e bíblicas. Desenvolve pesquisa nas áreas de estudo de gênero na antiguidade, religiões, narrativas míticas comparadas e retórica.



Precisa de ajuda para fazer sua inscrição?

Fale com a Maggy por aqui!