INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA


Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco

De 11 a 25 de november - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 3 encontros

O propósito deste curso é introduzir conceitos básicos cujo conteúdo semântico serviu à formação da Ciência Política. Será abordada a amplitude semântica dos conceitos de Estado, soberania e natureza humana, razão, história e ciência, à luz do pensamento de três dos mais autores da reflexão política ocidental, cujas obras contribuíam com a formação da ciência política. As ideias de Maquiavel, Hobbes e Rousseau serão objeto de discussão sob ponto de vista do desenvolvimento da racionalidade de um saber político. O ponto de partida é apresentar o contexto histórico em que suas respectivas ideias foram desenvolvidas. Em um segundo momento, refletimos sobre a formação, o limite e o alcance dos conceitos mencionados a fim mostrar como são indissociáveis da gênese da Ciência Política.


> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 13 e 27 DE NOVEMBRO e 04 DE DEZEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 240.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 NOV | NICOLAU MAQUIAVEL (1469- 1527)


  • 18 NOV | JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712- 1778)


  • 25 NOV | THOMAS HOBBES (1588- 1679)


ministrado por


  • Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco

    Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), com bolsa sanduíche no Instituto de Ciência Política Otto Suhr na Universidade Livre de Berlim (Alemanha). É autor, entre outros, do livro Secularização inacabada: política e direito em Carl Schmitt e Estado, direito e cidadania, em perspectiva comparada.

INSCREVA-SE AQUI