JUNG E OS FENÔMENOS OCULTOS


Tatiana Paranaguá

02 e 09 de june - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Desde o início da carreira, o trabalho de C. G. Jung (1875-1961) teve como marca constante a investigação dos fenômenos psíquicos que, apesar de sua inegável existência, não eram abarcados ou explicados pelas convenções científicas de sua época, ainda muito influenciadas pelo materialismo. Tal interesse o fez optar pela psiquiatria, após ler o trabalho de Théodore Flounoy intitulado Das índias ao planeta marte, que se trata de uma tese a respeito da médium Heléne Smith, vendo nela a especialidade de um campo no qual poderia unir seus grandes interesses.

Através de seus estudos compreendeu que tais fenômenos poderiam acontecer a partir da influência da psique no meio material, conexões com inconsciente coletivo e em outros casos como manifestações espirituais legítimas. Cabendo ao estudioso da psique reconhecer sua existência e multiplicidade assim como possíveis fraudes.

Neste curso, estudaremos as bases e a evolução desse pensamento.

______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) de cada aula ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final do curso.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link ou da senha da Área do Aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 02 JUN | A ORIGEM E A MULTIPLICIDADE DOS FENÔMENOS OCULTOS

    Sonhos e vivências de PES (percepção extrassensorial). Interação entre a psique e a matéria segundo o princípio da sincronicidade. Contato com os espíritos - eventos mediúnicos e espontâneos.


  • 09 JUN | ESCRITOS A RESPEITO DO TEMA PRESENTES NAS OBRAS COMPLETAS

    Estudos psiquiátricos, Símbolos e transformações da Libido - obra de ruptura com Freud baseado em um estudo iniciado por Flournoy - e Sincronicidade. As experiências pessoais de Jung na infância, vida adulta e casos de pacientes. Contexto histórico.


ministrado por


  • Tatiana Paranaguá

    Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Mestre em Clínica pela PUC-Rio. Analista junguiana, consultora e comentarista da Rede Globo. Fundadora e coordenadora do Centro Junguiando.



Precisa de ajuda para fazer sua inscrição?

Fale com a Maggy por aqui!