MULHERES E PODER

INDICADORES, ANÁLISES E CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS


Débora Thomé

03 e 10 de march - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

A segunda década do século XXI recolocou o ativismo das mulheres, com força e garra, nas ruas, nas universidades, nas performances, na organização de coletivos. Isso ocorreu não apenas no Brasil, como também em muitos outros países. A cidadania feminina passou a ser vista como um ponto fundamental de garantia de uma democracia efetiva.

Você sabia que hoje as mulheres têm mais anos de estudo que os homens? Que mulheres com mesma formação e mesmo tempo de trabalho ganham cerca de 30% menos que os homens? Que isso acontece, em boa parte, por causa da divisão sexual do trabalho doméstico, ou seja, as muitas horas a mais em que as mulheres se dedicam aos afazeres no lar? Que todos nós temos um viés implícito que, muitas vezes, nos faz associar homens a bons líderes e mulheres a líderes ruins?

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 05 E 12 DE MARÇO, ÀS 17H.
​>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 03 MAR | A MULHER NO BRASIL E NO MUNDO

    De quem estamos falando quando estamos falando de mulheres? Dados de demografia – mundo e Brasil. Mulheres somos muitas: diferenças de raça e classe, o que isso significa? Mulheres e espaços de poder: informações sobre economia, mercado de trabalho educação, comunicação. O que é a divisão sexual do trabalho doméstico?


  • 10 MAR | A HISTÓRIA DAS MULHERES E DO PODER NO BRASIL

    Contexto histórico do Movimento de Mulheres no Brasil: Sufragistas, Mulheres da Anistia, Ondas contemporâneas e novas demandas das mulheres. Mulher e poder político no Brasil – É importante ter mulheres na política? Por quê? Dados, informações e o que faz do Brasil um dos piores do mundo em representação feminina?


ministrado por


  • Débora Thomé

    Visiting scholar do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Columbia University (EUA). Doutora em Ciência Política pela UFF, com tese sobre o viés de gênero na política. Professora do Columbia Women’s Leadership Network e dos Seminários Mulheres na Política (SPM). Vem trabalhando nos últimos 6 anos com o tema de mulher e poder, tendo participado de diversas conferências sobre o tema (no Brasil e nos Estados Unidos), atividades culturais e grupo de advocacy, além de ser uma referência para a mídia sobre o assunto. É autora dos livros 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer (finalista do Prêmio Jabuti 2018) e Mulheres e poder.