NAPOLEÃO BONAPARTE, O PRIMEIRO IMPERADOR DA FRANÇA


Darlan Montenegro

11 e 18 de july - Thursdays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Napoleão I (1769 – 1821), também conhecido por Napoleão Bonaparte, desempenhou um papel central na história da França em três distintas situações, todas decisivas para o destino da Revolução Francesa: a guerra de defesa contra os inimigos estrangeiros da Revolução; a consolidação do poder revolucionário no comando do país, após uma década de conflitos internos; e a expansão do poderio francês por grande parte da Europa continental, contribuindo para disseminar os ideais de 1789. Trata-se, portanto, de um dos indivíduos mais influentes da história contemporânea.

Este curso tem o objetivo de apresentar um panorama de sua trajetória e fazer um balanço de sua influência. Em um primeiro momento, será abordado o seu percurso militar e político, começando por seu engajamento na defesa da França contra os invasores britânicos, prussianos e austríacos, passando por sua ascensão ao generalato, a chegada ao poder em 1799, a construção do Império e a expansão territorial até sua derrota. Num segundo momento, será ilustrada a sua herança para a França e para o mundo, dando conta das mudanças institucionais e políticas introduzidas ou consolidadas por ele e os efeitos da propaganda revolucionária no continente europeu – por um lado – e a visão de historiadores, sociólogos e cientistas políticos a respeito das circunstâncias que permitiram a um único homem reunir tamanho poder e influência num momento chave da história do ocidente – por outro.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 JUL | PANORAMA DE SUA TRAJETÓRIA


  • 18 JUL | O BALANÇO DE SUA INFLUÊNCIA


ministrado por


  • Darlan Montenegro

    Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).