NAZISMOS E FASCISMOS DA ATUALIDADE


Vladimir Safatle

05 de july - Friday - das 19h30 às 21h30

ESGOTADO

Fenômeno evidenciado por diversas eleições ocorridas no mundo nas últimas décadas, o crescimento de uma agenda política de extrema-direita aquece o debate sobre extremismos e democracia e ressuscita os fantasmas e afetos que fundamentam a experiência do político nas sociedades modernas.

Correntes ultraconservadoras ganham força ao lado de novos nacionalismos, novas versões de racismos e participação política, da crise de representação e da ideia de “salvação” única e messianismo. Pensar o fascismo hoje é refletir acerca das condições da democracia na história recente.

Em um contexto de polarização política e fragmentação ideológica, como proteger os valores democráticos? Quais os elementos fundamentais do discurso fascista e suas particularidades em exemplos na Europa, nos Estados Unidos e mesmo no Brasil?

Neste encontro especial, a CASA DO SABER RIO recebe o filósofo Vladmir Safatle para discutir a ascensão de extremismos ideológicos e políticos no cenário internacional.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Vladimir Safatle

    Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É graduado em Filosofia pela USP e em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Filosofia pela USP e doutor em Lieux et transformations de la philosophie pela Université de Paris VIII (França). Foi Visiting Scholar da Universidade da California – Berkeley (Estados Unidos), além de professor visitante das universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Louvain (na França) e Stellenbosch (África do Sul). É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP. É autor de O Circuito dos Afetos: Corpos Políticos, Desamparo e o Fim do Indivíduo.