NEOLIBERALISMO, PSICOPOLÍTICA E NECROPOLÍTICA: QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE ESSAS TRÊS INSTÂNCIAS?


Renato Noguera

09 de october - Wednesday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Como nos vinculamos ao trabalho hoje? O nosso medo da violência pode ser respondido pelas políticas de segurança de enfrentamento? O que é neoliberalismo? O que é psicopolítica? O que é necropolítica? Quais as relações entre essas três instâncias?

Diante deste e de outros questionamos e a partir das reflexões filosóficas do sul-coreano Byung-Chul Han e do camaronês Achille Mbembe, nesse encontro iremos debater o neoliberalismo em duas importantes dimensões: psicológica e a partir da violência e segurança pública, situando-o como um regime político-econômico que pontua todas as relações humanas na contemporaneidade.

Nesse sentido, refletiremos sobre a produção da subjetividade – modos de ser, pensar e sentir – vivenciada em uma sociedade onde o trabalho assume modulações neoliberais, analisando também como o fenômeno da violência opera como um dispositivo de Estado para organizar e controlar os territórios por meio de critérios sócio-raciais.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Renato Noguera

    Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia da UFRRJ, coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias. É doutor em Filosofia pela UFRJ e autor de livros como Mulheres e deusas: como a as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual, Ensino de filosofia e a Lei 10.639, e, Nana & Nilo na Cidade Verde.