NEUROCIÊNCIA: ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO

EDUCAÇÃO PARA EQUILÍBRIO EMOCIONAL


Claudia Feitosa-Santana

06 de november - Wednesday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Ainda que grande parte de nossas decisões pareçam irracionais – quem nunca escolheu uma avenida congestionada em horário de pico que atire a primeira pedra – não se aflija: por trás dessa aparente insensatez há não apenas uma, mas muitas explicações. A neurociência tem estudado com afinco o modo como as pessoas se comportam, e isso vai desde a forma como percebem o mundo até às tomadas de decisão mais corriqueiras. São fruto de mera intuição? Ou de um (des)equilíbrio neuroquímico? Quais as estratégias disponíveis para desconstruir essa tendência a tomar decisões que, racionalmente, são equivocadas?

A neurociência já possibilita conhecer peças que pregamos contra nós mesmos. Com a tomada de consciência, permitimos a construção de uma maneira mais saudável de lidar com razão e emoção nas situações do cotidiano. Este encontro apresenta dados de pesquisas de nomes como Daniel Kahneman e Amos Tversky (Rápido e Devagar), Hugo Mercier e Dan Sperber (The Enigma of Reason), Daniel Goleman (Inteligência Emocional) e Lisa Feldman Barret (How Emotions Are Made).

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Claudia Feitosa-Santana

    Pós-doutora em Neurociências Integradas pela Universidade de Chicago (Estados Unidos); doutora em Neurociências e Comportamento, mestre em Psicologia Experimental, especializada em Gerenciamento e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e em Engenharia Civil pelo Mackenzie. É fundadora da Neurociência para Desenvolvimento Humano e professora convidada da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Casa do Saber do Rio e de São Paulo. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa no Hospital Israelita Albert Einstein, na Università degli Studi di Firenze (Itália), na USP, na UFABC e na Universidade do Minho (Portugal). Foi professora de Neurociência na The School of The Art Institute of Chicago (Estados Unidos). Estuda neurociência aplicada a diversas áreas, da percepção de cores à tomada de decisão. Foi premiada por seus estudos pelo Pavlov Institute (Índia), Hospital Israelita Albert Einstein, International Color Vision Society, UFABC e USP.