NEUROPLASTICIDADE, ENTRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO


Roberto Lent

25 de july - Thursday - das 17h às 19h

CONCLUÍDO

A educação moderna deve se basear em evidências científicas, obtidas de todas as disciplinas que possam contribuir com dados rigorosos – da economia e ciências sociais, à neurociência e psicologia, além de muitas outras. No caso particular da neurociência, o conceito que mais impacta a educação é o da neuroplasticidade – capacidade do sistema nervoso de modificar-se em resposta ao ambiente. No caso da saúde, a capacidade plástica do cérebro se manifesta em situações traumáticas, como em malformações congênitas, amputação de membros, ou lesões diretas no cérebro ou no sistema nervoso periférico. Mas, a neuroplasticidade se manifesta também em situações mais sutis, como é o caso da educação. Isso porque a educação consiste justamente em um sistema estruturado socialmente para possibilitar o aproveitamento dos períodos críticos do cérebro no desenvolvimento das competências cognitivas e emocionais dos cidadãos em formação.

Nesse encontro, neurocientista Roberto Lent apresentará quais são essas alterações plásticas do cérebro, um tema atual de grande impacto na saúde e na educação, e a pesquisa desse tema, se for estimulada, certamente alcançará enorme relevância social no futuro que já está no nosso horizonte.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Roberto Lent

    Professor Titular da UFRJ, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Graduado em Medicina pela UFRJ, mestre e doutor pelo Instituto de Biofísica da UFRJ, e pós-doutor pelo Massachusetts Institute of Technology. Na UFRJ, chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas, cuja linha de pesquisa aborda o desenvolvimento e a plasticidade do sistema nervoso. Além disso, coordena a Rede Nacional de Ciência para Educação, com o objetivo de desenvolver no país formas de pesquisa translacional voltadas para a educação.