NOVOS MOSAICOS MÉDIO-ORIENTAIS

UM ESTUDO DE CASO


Tanguy Baghdadi

De 30 de march a 20 de april - Tuesdays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

CONCLUÍDO

As visões estereotipadas do Oriente Médio devem ser questionadas para que possamos compreender a complexidade da região. Devemos resistir à tentação de avaliar toda a região de forma homogênea, sobretudo por sabermos que as particularidades nacionais fazem uma enorme diferença na construção do Oriente Médio da forma pela qual o conhecemos. Este curso tem por objetivo voltar nosso olhar para alguns casos nacionais, escolhidos pelas suas particularidades e diferenças. Assim, teremos a oportunidade de construirmos uma visão multifacetada deste mosaico que é o Oriente Médio.
_______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) de cada aula ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final do curso.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link ou da senha da Área do Aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 30 MAR | CURDISTÃO: UTOPIA OU REALIDADE

    Uma das grandes utopias do nosso tempo: a criação de um estado para os curdos. Nesta aula, caracterizaremos quem são os curdos, quais são as suas relações com os países da região e quais são as chances de eles, de fato, consolidarem a criação de um estado próprio.


  • 06 ABR | O EGITO E A LIDERANÇA DO MUNDO ÁRABE

    Poucos países são mais relevantes para a compreensão das dinâmicas do mundo árabe quanto o Egito. Nesta aula, falaremos sobre a trajetória política do país no século XX com a liderança de Gamal Abdel Nasser, sua contraposição a Israel e sua posição política na Guerra Fria, além do posicionamento mais recente do país, incluindo os acontecimentos marcantes da Primavera Árabe.


  • 13 ABR | AFEGANISTÃO: O CEMITÉRIO DE IMPÉRIOS

    O Afeganistão está muito associado ao Talibã e aos movimentos terroristas internacionais, mas não se pode ser simplista diante de um país de história tão complexa. Nesta aula, debateremos a história e a realidade atual do país, que já foi palco de conflitos com o Império Britânico, a União Soviética e os Estados Unidos – sem jamais ter sido inteiramente domado.


  • 20 ABR | A LÍBIA E O NOVO EIXO GEOPOLÍTICO

    A Líbia é um país de destaque no Oriente Médio por ter tido um dos presidentes mais controversos e conhecidos do mundo: Muammar Khadaffi, morto no contexto da Primavera Árabe. Desde então, o país vive em guerra civil e possui dois governos, apoiados por Rússia e Turquia, o que posiciona o país como um território fundamental para a disputa geopolítica pelo Mediterrâneo – com suas enormes potencialidades energéticas.


ministrado por


  • Tanguy Baghdadi

    Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. É professor da Universidade Veiga de Almeida, do Ibmec e do Clipping CACD. Fundador e criador de conteúdo do podcast Petit Journal e comentarista de política internacional da Globonews.



Precisa de ajuda para fazer sua inscrição?

Fale com a Maggy por aqui!