O BRASIL DE DEBRET: UM FRANCÊS NOS TRÓPICOS


Júlio Bandeira

15 de may - Wednesday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Jean-Baptiste Debret (1768 – 1848) foi um importante pintor, desenhista, gravurista, professor, decorador e cenógrafo francês que retratou o Brasil entre os anos de 1816 e 1831. Suas obras formam um destacado acervo para o estudo da história e da cultura brasileiras.

Nesse encontro, o curador Júlio Bandeira apresentará quatro tópicos fundamentais para a compreensão da vida e da obra deste artista: a vinda da Missão Francesa, que teve em Debret seu principal expoente; os seus autorretratos; as pinturas, desenhos e gravuras acerca do Brasil, com destaque às representações da história de D. João VI e D. Pedro I; e uma análise comparativa entre Debret e outros dois artistas contemporâneos a ele – Thomas Ender (1793-1875) e Maurício Rugendas (1802-1858) – que também retrataram o nosso país, respectivamente, sob os prismas do Realismo e do Romantismo.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Júlio Bandeira

    Curador. Doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Essex (Reino Unido), mestre em História do Brasil pela UFRJ e bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, tendo realizado um pós-doutorado na Escola de Comunicação da UFRJ. É sócio honorário do Instituído de Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB). São de sua autoria mais de 20 livros e catálogos de exposições, nacionais e internacionais, realizadas sob sua curadoria, e dedicados aos artistas viajantes que estiveram no Brasil, especialmente Jean-Baptiste Debret.