O PENSAMENTO DE MIKHAIL BAKHTIN


Igor Sacramento

11 e 18 de march - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Esse curso propõe uma reflexão sobre o pensamento do filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975), que dedicou boa parte de sua produção intelectual à definição de noções, conceitos e categorias de análise da linguagem com base em discursos cotidianos, artísticos, filosóficos, científicos e institucionais.

No primeiro encontro, será abordada a noção de dialogismo no Círculo de Bakhtin, tomando a linguagem como eminentemente social e como constituinte do ser humano. A noção de dialogismo, desde sua formulação − em textos de Mikhail Bakhtin, Valentin Voloshinov e Pavel Medvedev −, apresentou crítica e alternativa teórica ao estruturalismo e ao formalismo. No segundo encontro, nos concentraremos na noção de romance polifônico, que Bakhtin propôs sobre a obra de Fiódor Dostoiévski, e como ela vem sendo trabalhada como o conceito de polifonia. Entre usos e abusos, essa noção é fundamental para pensar as relações entre linguagem e sociedade.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 MAR | DIALOGISMO NO CÍRCULO DE BAKHTIN


  • 18 MAR | A NOÇÃO DE ROMANCE POLIFÔNICO


ministrado por


  • Igor Sacramento

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz. É pós-doutor, doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Organizou, entre outras, as seguintes coletâneas: História da comunicação: experiências e perspectivas (com Leticia Cantarela Matheus); Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia (com Ana Paula Goulart Ribeiro).