O QUE, POR QUE E COMO LEMBRAMOS?

MEMÓRIA E NOSTALGIA NO TEMPO PRESENTE


Talitha Ferraz

20 e 27 de august - Tuesdays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Em meio a urgências, instantaneidades e ansiedades da vida contemporânea, com que densidade refletimos sobre as construções e operações de nossas memórias individuais e coletivas? O que, por que e como lembramos? Além disso, o que nos leva aos desejos de “volta ao passado” e aos elogios à nostalgia?

A memória é amiúde representada em nossas sociedades como uma região poupada das intempéries do tempo, onde estariam depositadas e armazenadas lembranças de situações e eventos do passado. Porém, apesar de sua inegável relação com o já transcorrido, a memória é uma produção conectada a exigências do tempo presente. Se por um lado hoje experimentamos um contexto de rompimentos de paradigmas, por outro, assistimos ao avanço de cultos à restauração de tradições e passados míticos. Portanto, o pensamento crítico e fundamentado sobre a importância das esferas de memória e nostalgia na atualidade pode nos auxiliar a compreender algumas dinâmicas e paradoxos ligados a uma miríade de reorientações e inquietações sociais, culturais, (bio, macro e micro) políticas, econômicas, midiáticas, tecnológicas, urbanas etc.

Os objetivos do curso são apresentar um panorama das principais noções de memória (à luz de autores da filosofia, da história e da memória social) e trabalhar com recentes abordagens dos estudos da nostalgia, suscitando discussões articuladas a pontos de tensão da vida contemporânea.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 20 AGO | PRINCIPAIS NOÇÕES DE MEMÓRIA


  • 27 AGO | A NOSTALGIA NA VIDA CONTEMPORÂNEA


ministrado por


  • Talitha Ferraz

    Professora do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF e da ESPM Rio, onde lidera o Grupo de Pesquisa Modos de Ver (ESPM-CNPq). É mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies da Ghent University (Bélgica), com apoio da Capes. É pesquisadora associada à Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ e às redes de pesquisa International Media and Nostalgia Network (IMNN); History of Moviegoing Exhibition and Reception Network (HoMER); e Cinema City Cultures.