O TEMPO E A TEMPORALIDADE DO INCONSCIENTE FREUDIANO


Evelyn Disitzer

05 e 12 de june - Wednesdays - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

Costuma-se pensar o tempo como uma sequência linear que avança tal qual uma flecha do passado para o futuro. A sensação de um tempo que passa vem sendo substituída, atualmente, pela de um tempo que voa. Pesquisas recentes relacionam o crescente número de diagnósticos de transtorno de ansiedade na população mundial – concomitante ao uso excessivo de ansiolíticos – ao acesso irrestrito e veloz às redes sociais, que se impõem em nosso cotidiano.

Apesar de soar como óbvia, a equação que articula a vivência do tempo e a sensação de ansiedade impõe uma complexidade. Para abordá-la, percorreremos com Freud (1856-1939) a construção do seu conceito de inconsciente, desde o encontro com o enigma do sintoma histérico, passando pelos sonhos, até a formulação do aparelho psíquico da primeira tópica – consciente/inconsciente e recalque.

Do que se trata o descompasso entre o tempo e a temporalidade do inconsciente? Podemos pensar a ansiedade crescente como resultante desse descompasso? Afinal, o tempo do inconsciente não é um tempo que passa, é um outro tempo, um tempo porvir, um tempo da ressignificação.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 260.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 JUN | O TEMPO NA TEORIA FREUDIANA


  • 12 JUN | A VIVÊNCIA DO TEMPO E A SENSAÇÃO DE ANSIEDADE


ministrado por


  • Evelyn Disitzer

    Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e membro da Escola Letra Freudiana.

INSCREVA-SE AQUI