OS CAMPOS DOS CRAVOS VERMELHOS: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


Márcio Scalercio

De 03 a 24 de may - Fridays - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

CONCLUÍDO

Em agosto de 1914, depois de ser informado que as tropas germânicas estavam se despejando em números avassaladores pelas fronteiras do Reino dos Belgas, o então ministro britânico das Relações Exteriores, sir Edward Grey, teria comentado, entre discretos suspiros, que aquele seria “o último verão europeu”. Certamente não foi o último verão. As estações costumam se suceder independente das ações humanas. Mas os verões seguintes foram verões vermelhos, os verões de guerra. Para os ingleses, após o fim do conflito que se encerraria a 11 de novembro de 1918, era importante lembrar o que aquela luta lhes custara.

Desde então, ao aproximar-se o mês de novembro, cada um que havia perdido um ente querido na guerra manifestava o seu pesar usando um cravo vermelho. Ainda que não tenham imitado, não há dúvida de que todos os povos envolvidos teriam muitos cravos vermelhos a exibir.

Hoje, passados tantos anos, o que sabemos concretamente acerca da Grande Guerra? O que podemos dizer sobre seus efeitos e as situações que o conflito desencadeou enquanto se desenrolava? Esse curso busca sair da narrativa das campanhas e das batalhas, centrando sua análise nos panoramas políticos e sociais vividos durante o conflito. As motivações das lideranças políticas e as alterações de seus propósitos de acordo com a dinâmica do andamento da guerra. A mobilização das sociedades, quer por meio de ideologias nacionalistas, quer através de mecanismos coercitivos, em direção a um conflito cujo morticínio brutal era apelidado de “a máquina de moer carne”. Existe também, em determinado momento, uma sensação imensa de exaustão entre civis e soldados evidenciada por motins – como, por exemplo, os levantes do Exército Francês em 1917 e a Revolução Russa no mesmo ano.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 03 MAI | A BIBLIOGRAFIA E A PESQUISA SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

    A Primeira Guerra Mundial como um “laboratório do século XX”.


  • 10 MAI | A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - VARIAÇÕES DA OPINIÃO PÚBLICA E A PROPAGANDA DE GUERRA


  • 17 MAI | OS SINTOMAS DE EXAUSTÃO DE CIVIS E SOLDADOS

    A disputa pelo poder entre a liderança civil e militar – os objetivos da guerra.


  • 24 MAI | OS DESACERTOS DA PAZ


ministrado por


  • Márcio Scalercio

    Professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e professor titular da Universidade Candido Mendes.