OS DEUSES E SUAS HISTÓRIAS: UMA INTRODUÇÃO À MITOLOGIA GREGA


Julia Myara

De 24 de november a 08 de december - Tuesdays - das 18h às 19h30 - 3 encontros

Quando contamos uma narrativa mítica não só descrevemos uma lenda, um conto de fadas ou uma história religiosa de uma cultura antiga. Expomos fundamentalmente um discurso simbólico, o espírito de um tempo, os afetos de um povo e de uma civilização. Contar a história do nascimento do universo era, nas antigas culturas, frequentemente associado a contar a história dos Deuses. A tentativa de explicar o mundo estava eivada de forças divinas, expressões sagradas e mistérios.

Se reunir para lembrar dos antepassados, do começo do mundo, das matriarcas e patriarcas dos povos e dos deuses é um ritual tão fundamental que podemos nos perguntar se a humanidade seria o que é sem esse recorrer ao prestígio mágico das origens. A grande vantagem de se trabalhar com o discurso mítico é conhecer sua polissemia, sua multivocalidade, seus muitos significados.

Tudo está cheio de Deuses, disse o filósofo, e é sobre isso que nós vamos falar nos três encontros desse curso percorrendo a história das primeiras gerações de Deuses e como sua existência explicava e sustentava a compreensão do cosmos.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 26 DE NOVEMBRO, 03 E 10 DE DEZEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 24 NOV | O QUE É UM MITO?

    Mitos como registro do real, do imaginário, do sagrado. Culto, rito e religião – os poetas como intermediários das mudas. Poetas como contadores de histórias.


  • 01 DEZ | OS DEUSES PRIMORDIAIS

    Os primeiros Deuses e as forças fundadoras do universo. O casamento sagrado entre Gaia e Urano. Eros e Afrodite como estruturante e resultado das forças universais. O império de Cronos.


  • 08 DEZ | O NASCIMENTO DE ZEUS

    A grande batalha divina, o exílio de Prometeu e o império dos Deuses Olímpicos. Zeus como herói civilizador e grande patriarca.


ministrado por


  • Julia Myara

    Doutoranda em História da Filosofia Antiga na PUC-Rio. É mestre em Filosofia Antiga pela mesma instituição e bacharel em Filosofia pela Unirio. Integrante e cofundadora do IPIA Comunidade de Pensamento. Atualmente, realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas, tais como Helena, Medeia e Antígona.